Terceira parcela do IPVA começa a vencer dia 22 de março

O vencimento da terceira e última parcela do IPVA 2019 dos veículos com final de placa zero acontece na sexta-feira (22/03). A Guia de Regularização de Débitos (GRD) pode ser retirada nos sites do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br) ou da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária.

   

O IPVA é calculado aplicando-se as alíquotas (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV) aos valores venais, ou seja, de mercado, dos veículos calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Com base nesses valores, o imposto em 2019 é, na média geral, 3,23% mais barato do que em 2018. No caso dos automóveis, a redução média ficou em 3,13%.

   

O prazo para o pagamento da terceira parcela do IPVA vai até o dia 9 de abril, quando o imposto vence para os veículos com placa terminada em 9. Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2019 para veículos automotores usados.

  CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPVA/2019 PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES TERRESTRES USADOS  

Operação Lei Seca completa 10 anos

Os dez anos da Operação Lei Seca foram comemorados, na terça-feira (19/3), com missa em ação de graças, na Candelária, no Centro. A celebração de uma década de trabalho em ações de fiscalização e conscientização, em parceria com o Detran-RJ, reuniu integrantes da ação permanente, além de autoridades do Governo do Estado.
   
– Celebrações como esta mostram que estamos no caminho certo. Programas como estes perpassam governos. E o primeiro acerto de nossa gestão foi não ter mexido brutalmente em nada que dava certo. Estamos aqui para dar continuidade a este trabalho e melhorá-lo no que for preciso. Essa é uma celebração de continuidade. Mando aqui a mensagem do governador Wilson Witzel de reafirmar nosso compromisso com esta iniciativa – afirmou o vice-governador, Cláudio Castro.
   
Desde sua criação, mais de 3,6 milhões de motoristas foram abordados em mais de 22 mil blitzes em todo o estado. Neste período, o número de flagrados nas blitzes dirigindo sob o efeito de álcool foi reduzido à metade.
   
– Lidamos com vidas, que são valores imensuráveis. Quando assumimos, fui avisado pelo governador que este era um case de sucesso e que deveríamos continuar e intensificar esta operação. Esta é uma missão que recebi com muito orgulho – disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gutemberg de Paula Fonseca.
   

Referência

Política pública que serve de referência para 23 estados do país, a Operação Lei Seca já recebeu comitivas de Pernambuco, Acre, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Alagoas; além de duas delegações internacionais (Venezuela e Espanha).

   
– O Detran-RJ tem orgulho de fazer parte disso. Estamos proporcionando para a população um trânsito mais seguro e mais humano – ressaltou o presidente do Departamento de Trânsito, Luiz Carlos das Neves.
   
Além das fiscalizações, que contam diariamente com 200 agentes, as ações de educação da Lei Seca reforçam a recomendação de não dirigir depois de beber. Desde 2009, mais de 2.700 palestras foram realizadas em escolas, universidades e empresas de todo o estado, contando com a participação de 28 pessoas com deficiência (PCD) - vítimas de acidentes de trânsito provocados por consumo de álcool.
   
– Com esta ação, buscamos mudar o comportamento da sociedade. A população aprova a nossa operação. A sociedade já percebeu que há um trabalho de educação e prevenção e também de inclusão social, já que temos na equipe cadeirantes que atuam em nossas ações educativas – explicou a coordenadora da Operação Lei Seca, Verônica de Oliveira.    

Números expressivos Desde a criação da Operação Lei Seca até o último dia 18/3, 3.609.752 motoristas foram abordados em 22.393 ações de fiscalização em todo o Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, 613.590 veículos foram multados, 122.497 veículos foram rebocados, 196.862 motoristas tiveram a CNH recolhida e foi identificada embriaguez em 215.617 motoristas.

   

Cerimônia de premiação Na próxima quinta-feira (dia 21/3), às 18h, haverá cerimônia de entrega de premiação para entidades e pessoas que contribuíram com os 10 anos de história da Operação Lei Seca, no Palácio Guanabara.

Dra. Jacqueline Renault vai lançar o livro “Os Segredos Para Obter Sucesso nos Exercícios” na Barra da Tijuca, RJ

Na terça-feira, dia 19 de março, a médica de famosos, Dra. Jacqueline Renault irá lançar o livro "Os Segredos Para Obter Sucesso nos Exercícios",  na Livraria Travessa do Barrashopping, na Barra da Tijuca, RJ.  O evento terá a presença de famosos, buffet sem glúten e sem lactose e o sorteio do teste genético FIT (Cellpreserve). 
Sobre o livro

Pessoas sem disposição para malhar ou que gostariam de mantê-la por um período mais longo de tempo podem se beneficiar com a leitura de "Os Segredos da Saúde Para Obter Sucesso nos Exercícios." Com 199 páginas, a publicação retrata o papel dos hormônios no organismo e explica como dietas podem influenciar a frequência e a disposição para a realização de atividades físicas com foco no alcance de objetivos, independente de idade e biotipo corporal.

Serviço

Evento: Lançamento do livro "Os Segredos da Saúde Para Obter Sucesso nos Exercícios"

Local: Barrashopping, Livraria da Travessa, Avenida das Américas, 4666, RJ

Data: 19/03/2019

Horário: 19h às 22h

Valor do livro: R$ 49,90

Jorge & Mateus levaram publico ao delírio na Barra da Tijuca, RJ

Por Graça Paes, RJ 

   

Na noite de sexta-feira, dia 15 de março, a dupla Jorge & Mateus se apresentou no Km de Vantagens Hall, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

   

Jorge & Mateus levaram para o palco do Km de Vantagens Hall RJ a turnê “Terra Sem CEP”. Hits como “Propaganda”, “Trincadinho”, “Olhares Sinceros” entre outros fizeram parte do repertório preparado por eles para a apresentação. Que foi um sucesso!!!

 

 

O publico, de todas as idades, lotou a casa de shows. Eram muitos cartazes, gritos, histeria, e Jorge procurou atender a todos os pedidos e recolheu vários mimos e cartazes.

 

 

O show foi permeado por músicas românticas que embalou os casais na plateia. Teve até o momento pedido de casamento, e alguns casais assim o fizeram.

   

Fts Graça Paes/ Zapp News

   

Sala Cecília Meireles apresenta concertos até dia 17 de março

A Sala Cecília Meireles, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, uma das casas de concerto mais tradicionais do Brasil, tem quatro espetáculos em sua programação a partir de quinta-feira (14/03).

   

A primeira atração, nesta quinta-feira, homenageia a pianista que empresta seu nome ao Espaço Guiomar Novaes, na sala de concerto anexa à sala. Será realizado um recital da pianista Érika Ribeiro. A programação segue com um concerto da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, nesta sexta-feira (15/3). No sábado (16/3), a sala conta com a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, que homenageia ex-diretores da sala. Domingo (17/3), o Concerto da Juventude encerra as apresentações.

   

Veja a programação abaixo:

 

Homenagem a Guiomar Novaes – Quinta-feira (14/3)às 18h30 

Orquestra Sinfônica Nacional UFF – Sexta-feira (15/3), às 20h

OSB homenageia ex-diretores da Sala – Sábado (16/3), às 20h 

Concerto da Juventude – Domingo (17/3), às 11h 

 

Secretaria de Saúde do RJ realiza Dia D de combate ao Aedes aegypti

Para mobilizar a população para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde realiza, no sábado (16/03), o Dia D da campanha “Atitude contra o Mosquito”. O objetivo é alertar sobre os riscos das doenças e dar dicas de como eliminar os focos do vetor dentro da própria casa. As ações acontecem em Duque de Caxias, na Praça do Pacificador, e em Madureira, na Praça do Patriarca, entre 8h e 12h, em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

 

Para Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde, as ações do governo, previstas para os primeiros 100 dias da nova gestão, tem como objetivo mobilizar a sociedade.

 

– Assumimos o governo tendo como uma das metas imediatas na área da saúde agir para conter o avanço do número de casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Além da campanha publicitária, já iniciamos um choque integrado com outros órgãos e as prefeituras. No entanto, a ajuda da população é fundamental nesse combate, já que 80% dos focos do mosquito são detectados em imóveis residenciais. Agora, convido a população para participar destes grandes eventos, e a postar usando a hashtag #atitudecontraomosquito – disse o secretário.

 

Em 2018, o Estado do Rio teve 39.082 casos de chikungunya, 14.763 de dengue e 2.339 de zika. Neste ano, até 7 de março, foram registrados 5.210 casos de chikungunya, 2.163 de dengue e 123 registros de zika.

 

Para Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde, ações simples e rotineiras da população são suficientes para o controle.

– Parece pouco, mas dez minutos por semana é tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito na sua residência. A vistoria deve acontecer em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado. Com essas medidas de prevenção, é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti – explicou Chieppe.

 

O Aedes

O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentado a área de proteção.

 

Sintomas e diagnóstico

A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. A zika tem como principal característica as manchas vermelhas (exantema), que causam uma doença chamada febre da zika vírus, associada à febre baixa e dores pelo corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e sintomas relatados e observados por profissionais de saúde, que indicam o tratamento adequado para cada caso.

   

Estácio de Sá realiza “Feijoada do Leão” e recebe a Mangueira dia 16 de março

 

Confraternização de escolas coirmãs marca a edição de março da Feijoada do Leão. A anfitriã , a 1ª Escola de Samba do Brasil reconhecida pelo IPHAN e vencedora da Série A, Estácio de Sá recebe a Estação Primeira de Mangueira grande campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O encontro que promete levar milhares de sambistas ao Berço do Samba vai acontecer sábado, dia 16 de março, a partir das 13h, num evento que promete ser inesquecível.

   

A abertura ficará a cargo do cantor Paulo Luiz e sua banda com o melhor do samba de raiz. Em seguida, uma super apresentação da Estácio com todos os seus segmentos. Bateria Medalha de Ouro do Mestre Chuvisco, a Rainha de Bateria Leyla Barros , o 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira José Roberto e Alcione Carvalho , a Comissão de Frente Sensação do Carnaval deste ano comandado pela coreografa Ariadne Lax, o intérprete Serginho do Porto e seu carro de som, os passistas sob a coordenação de Marcos Maya , a Harmonia nota 10 comandada por Saint Clair e Alexandre Correa , o Departamento Feminino e Velha-Guarda com a direção de Marli Monteiro, as maravilhosas Baianas da Tia Maria Luíza e a competente Direção de Carnaval regida por Mario Mattos e Valmir Cerilo.

   

Após encantar a Marquês de Sapucaí com o enredo “A fé que emerge das águas, sobre a história de devoção do povo panamenho ao Cristo Negro de Portobelo, do carnavalesco Tarciso, a Estácio de Sá promete não deixar ninguém ficar parado no Berço do Samba com um grande show de suas estrelas e comunidades teremos sambas históricos da vermelha e branca como: O Ti Ti Ti do Sapoti, Festa do Círio de Nazaré, A Dança da Lua, Paulicéia Desvairada- 70 anos de Modernismo, O Boi dá Bode, Salve Jorge, Quem é Você e o hino para o carnaval 2019 de autoria dos compositores Alexandre Naval, Edson Marinho, Tinga, Jorge Xavier, Luiz Sapatinho, Cláudio, Álvaro Roberto, Alexandre Moraes, Hugo Bruno e Julio Alves.

   

Ainda em clima de festa pela conquista do 20º título de sua história, a Estação Primeira de Mangueira vem com seu time principal para abrilhantar o evento. Bateria “Tem que Respeitar Meu Tamborim, sob a batuta do Mestre Wesley, o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira Squel Jorgea e Matheus Olivério, a rainha de bateria Evelyn Bastos, os Coreógrafos da Comissão de Frente Priscilla Mota e Rodrigo Negri e o intérprete Marquinhos Art Samba. A verde e rosa levou para o sambódromo o enredo ““História para ninar gente grande”, do carnavalesco Leandro Vieira.

   

Os ingressos serão vendidos no dia evento: Entrada R$ 10,00 e Feijoada R$10,00.

Classificação é livre.

Informações: 21-97042-3109.

A quadra da Estácio fica Rua Salvador de Sá, 206 – Cidade Nova, RJ.

Secretaria de Cultura do RJ leva livros gratuitos à população

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento, está levando livros gratuitos à população. O projeto chamado “Libertação de Livros” tem a proposta de estimular o hábito da leitura, assim como a troca de publicações entre amigos e familiares.

   

– Nossa ideia é que os livros sejam lidos e passados adiante. Queremos sensibilizar as pessoas sobre a importância da distribuição destas publicações. Vamos ‘libertá-los’ das estantes e armários onde só pegam poeira – explicou o superintendente de Leitura e Conhecimento, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e idealizador do projeto, Pedro Gerolimich.

   

Para atrair cada vez mais leitores, o projeto promove eventos em locais de grande circulação de pessoas. Além da distribuição das publicações, a pasta estadual organiza uma programação, que inclui narrativas de histórias e entrevistas com escritores e poetas.

   

Biblioteca na Praia

No mês passado, o projeto “Libertação de Livros” realizou o Biblioteca na Praia. Aproximadamente mil publicações foram distribuídas gratuitamente no Posto 6, na Orla de Copacabana, em frente à estátua de Carlos Drummond de Andrade.

   

Os livros de literatura em geral são obtidos por meio de doações de pessoas físicas e editoras. As doações podem ser feitas nas Bibliotecas-Parque de Manguinhos, Rocinha e do Centro.

     

Xande de Pilares canta clássicos do samba no Imperator, RJ

Dias 22 e 23 de março, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira vai receber a roda de samba “Xande de Pilares canta a raiz do samba”. O artista, que acabou de voltar da Turnê pela Europa e cumpriu uma extensa agenda de show no Carnaval, vai relembrar clássicos que o influenciaram na carreira e homenagear mestres como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Agepê, Benito di Paula, Bezerra da Silva, Martinho da Vila, Fundo de Quintal e outros.

     

No repertório, dentre alguns sambas, vão estar “Terceira Pessoa” (Jorge Aragão), “Cheia de Saudade” (Sereno), “Perfume de Champanhe” (Almir Guineto / Adalto Magalha / Vanilda Bazeth), “Coisa de Pele” (Jorge Aragão / Acyr Marques), “Novo Endereço” (Jorge Aragão / Sombrinha / Jotabê), entre muitos outros.

 

Serviço:

“Xande de Pilares canta a raiz do samba”

Datas: 22 e 23 de março, às 21h

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier/RJ

Contato: (21) 2597-3897

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

Abertura da casa: 1h antes do evento

Classificação Etária: 16 anos

É obrigatória a apresentação do documento comprobatório de meia-entrada no acesso ao evento. A obrigatoriedade é válida para todas as categorias, incluindo o Programa Meia-Carioca

     

Comédia Musical “O Som e a Sílaba” estreia no RJ

Um dos musicais nacionais mais celebrados e premiados chega ao Rio de Janeiro.  O público carioca já pode se divertir e se emocionar com a comédia musical O Som e a Sílaba, no Teatro XP Investimentos, no Jockey Club Brasileiro. O espetáculo, vencedor de 5 estatuetas e com 23 indicações nas principais premiações do país, conta com texto e direção de Miguel Falabella e foi especialmente concebido para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim viverem na pele as duas personagens principais. 

Ingressos já estão à venda pela internet (www.eventim.com.br) e pela bilheteria oficial (sem taxa de conveniência - Teatro XP Investimentos, Av. Bartolomeu Mitre, 1110B – Leblon - de terça a domingo). “O Som e a Sílaba” é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Porto Seguro, com realização da Maestrini Produçõesconhecida por sempre deixar sua marca registrada de sensibilidade e bom humor em todos os projetos que realiza. Em sua essência, o slogan que retrata bastante o espetáculo: “porque a vida pode ser profundamente espirituosa!”

"O Som e a Sílaba" trata da relação entre Sarah Leighton (Alessandra Maestrini) e Leonor Delise (Mirna Rubim), duas mulheres muito diferentes. A primeira, jovem e com dificuldades em se enquadrar na sociedade, porém completamente única, por conta do diagnóstico de Síndrome de Asperger. Sarah é uma Savant: possui um autismo altamente funcional que, por um lado, lhe permite habilidades em algumas áreas, entre elas números e música; e que, por outro, faz com que ela se comunique com o mundo de uma maneira inusitada, gerando situações hilárias. Já a segunda, uma diva internacional da ópera com mais de 50 anos que, por acasos da vida, se tornou professora de canto. Direta, elegante, refinada e aparentemente bem resolvida. Aparentemente.

A maioria dos savants conhecidos é homem.” Diz Sarah. “Os homens querem ganhar em tudo sempre!” responde Leonor. “Nós estamos sendo cobradas até hoje por causa daquela maldita costela...”

Com diálogos e situações divertidas entre duas pessoas de universos tão distintos, acaba nascendo das diferenças uma cumplicidade; uma transforma a vida da outra, até que o público se pergunta: quem, de fato, está ensinando a quem?

O Som e a Sílaba celebra o mistério e a singularidade da mente humana, com um texto engraçado, cheio de afeto e comovente. 

Em torno dessa montagem reuniu-se uma equipe de categoria que constrói uma verdadeira pintura viva: o elegante cenário ficou nas mãos de Zezinho Santos e Turíbio Santos; a luz sensível de Wagner Freire complementa os premiados figurinos de Ligia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, materializam os cativantes personagens do musical. O Som e a Sílaba conta com o design de som de Mario Jorge Andrade, que leva a experiência auditiva do espetáculo, com todos os números musicais cantados ao vivo pelas atrizes, para um novo patamar de excelência.

FICHA TÉCNICA Texto e direção: Miguel Falabella Elenco: Alessandra Maestrini e Mirna Rubim Design de luz: Wagner Freire Design de som: Mario Jorge Andrade Figurinos: Ligia Rocha e Marco Pacheco Visagismo: Wilson Eliodorio Cenário: Zezinho Santos e Turíbio Santos Produtora comercial: Carla Schvaitser Direção de produção: Deco Gedeon Direção de marketing: José Vinicius Toro Assessoria de imprensa: Motisuki PR - Regis Motisuki e Vitor Deyrmandjian Rosalino e Nobre Assessoria - Aline Nobre e Lucas Pasin Apresentação: Ministério da Cidadania e Porto Seguro RealizaçãoMaestrini Produções       O SOM E A SÍLABA

Temporada: de 14 de março a 21 de abril de 2019

Local: Teatro XP Investimentos

Endereço: Jockey Club Brasileiro - Av. Bartolomeu Mitre, 1110B - Leblon, Rio de Janeiro

Sessões: Quinta a domingo

Datas e horários: Quinta a Sábados às 21h; Domingos às 20h;

Classificação etária: 14 anos

Capacidade do teatro: 362 lugares + 2 PNE

SETOR

MEIA-ENTRADA

INTEIRA

PLATEIA SUPERIOR

R$25,00

R$50,00

PLATEIA

R$ 50,00

R$ 100,00

 

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA

Bilheteria Oficial do Teatro - Av. Bartolomeu Mitre, 1110B - Leblon, Rio de Janeiro Telefone Bilheteria: (21) 3807-1110 Horários de funcionamento: terças, das 13h às 17h; quartas a sextas, das 17h às 21h; sábados, das 13h30 às 21h; e domingos, das 13h30 às 18h. Fechada às segundas.