Ação Comunitária beneficiou milhares de moradores da Praça Seca, Jpa, RJ

A Prefeitura do Rio ofereceu uma série de serviços
 

 

Mais de 11 mil pessoas foram beneficiadas pela Ação Comunitária realizada sábado (9/6) pelo Gabinete de Intervenção Federal e pelo Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos federal, estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada na Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca, em Jacarepaguá. A ação mobilizou cerca de 800 profissionais, sendo mais de 300 somente da área médica. Os milhares de moradores da região contaram com uma série de serviços, como: emissão gratuita de documentos, informações e orientações sobre serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas de grafite, corte de cabelo, dinâmicas sobre prevenção ao uso de drogas, balcão de empregos e dicas culinárias. O Interventor Federal, General Braga Netto, acompanhou de perto as atividades. Ele parabenizou as equipes que estavam atuando desde as oito da manhã e conversou com moradores da região.

 

A Prefeitura do Rio ofereceu uma série de serviços. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicaram vacinas contra a gripe no público-alvo da campanha. Houve assistência odontológica, atividades de prevenção e combate a doenças transmitidas por insetos, além de ações educativas sobre o combate ao tabagismo. Ao longo do dia, a população recebeu também orientação sobre o programa social Bolsa Família.

 

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) auxiliaram o público para o Cadastro Único, no Pronatec  e impressão da Identidade Jovem, programa que permite aos jovens ter descontos em espetáculos culturais; inscrição de jovens para acesso aos serviços de convivência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Houve divulgação dos canais de denúncia sobre violação dos direitos humanos; corte de cabelo, trança e unhas; além de informações sobre os projetos da Secretaria.

 

A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (SEOP), dispôs de duas tendas informativas sobre prevenção de riscos e desastres, demonstração de equipamentos utilizados pelos técnicos nas vistorias, mapa de vulnerabilidade da região e panfletagem. A Comlurb montou um posto de coleta seletiva com o objetivo de conscientizar os moradores. Uma equipe fez o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater roedores. A companhia de limpeza urbana também providenciou ainda os serviços de varrição, poda, remoção de resíduos, limpeza de ralo e roçada. Além disso, o grupo Chegando de Surpresa e o gari Renato Sorriso alegraram as atividades, cantando músicas de conscientização, alertando os moradores a fazer o descarte correto do lixo.

 

Estado 
 
O Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou várias secretarias para realizar atividades em favor da população. A Secretaria de Estado de Saúde montou uma estrutura para vacinação contra febre amarela. A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) levou o Ônibus Lilás, veículo itinerante que oferece assistência jurídica, psicológica e social às mulheres. Houve distribuição de folhetos informativos sobre os direitos da mulher e foi prestada assistência aos idosos. A SEDHMI, por meio do Programa Rio Sem Homofobia, fez esclarecimentos para o público e distribuiu preservativos.

 

 
A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB) contou com um Balcão de Empregos, com a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social feita por intermédio do Ministério do Trabalho. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS) ofereceu os seguintes serviços: isenção de taxa para a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento; serviço de cabeleireiro e atendimento médico simples, aferição de pressão arterial, prevenção de endemias, saúde bucal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medindo peso e altura das pessoas, além de atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social. Já o Detran dispôs de uma tenda para emissão gratuita de carteira de identidade.
 

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) participaram da ação comunitária na Praça Seca promovendo ações diversas. A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros levou ao público um repertório com sucessos da música nacional e internacional. Os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP) marcaram presença com exposição de materiais operacionais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e demonstrações práticas de primeiros-socorros e prevenção de acidentes.

 

Instituições Jurídicas e Iniciativa Privada
 
Instituições jurídicas e parceiros privados também marcaram presença na Ação Comunitária. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) disponibilizou um ônibus do programa Justiça Itinerante – com um juiz, um promotor, um defensor público, servidores do TJ e estagiários da Defensoria – para oferecer serviços na área de Direito de Família, Cível, Direito do Consumidor e registro civil. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou por meio da Ouvidoria Itinerante, tirando dúvidas da população e recebendo comunicações formais. O Ministério Público Militar também ofereceu atendimento de denúncias.
 

 

A tenda do SESI Rio atraiu o público com o “escovódromo” – espaço reservado para orientações sobre saúde bucal – e oficinas do Cozinha Brasil, onde foram ensinadas receitas saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos.

 

 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.