Início Plantão Rio Afirmativa foi feita pela Firjan

Afirmativa foi feita pela Firjan

Macaé é a primeira cidade do estado e a primeira do Norte Fluminense em desenvolvimento. Este é o resultado da pesquisa feita pelo sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que calcula o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A pesquisa foi realizada com o aval do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro (Cide). O desenvolvimento de Macaé ocorre, segundo a pesquisa da Firjan, nas esferas de educação, saúde e trabalho e renda.
“Temos muito o que comemorar. Nossa cidade está em primeiro lugar no estado e em primeiro lugar na região Norte Fluminense”, aponta o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega.
Ele ressalta que este quadro faz com que Macaé seja um porto seguro para novos investimentos. Como exemplo de novos investimentos, ele cita os pólos industriais, a Primus e a duplicação da BR 101 (prevista para os próximos cinco anos).
"A região Norte Fluminense representou em 2006, segundo fontes da Fundação Cide, 48,4 % do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do estado do Rio de Janeiro. Além disso, nessa região, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE, aconteceram 44,3% do número de empregos com carteira assinada na indústria fluminense", conta Navega.
O Índice Firjan surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado.
Francisco Navega disse ainda que a 77,2 % dos empregados, que foram contratados com carteira assinada na região Norte Fluminense, têm ensino fundamental completo e, ou, ensino médio completo, e, ou, ensino superior completo. Estes dados são emitidos conforme a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho.
"O analfabetismo é de apenas 0,5%, índice que será zerado nos próximos anos, conforme implementação de programa a ser promovido pela Firjan/Educação, sendo um compromisso de todos os empresários em prol da inclusão social pela educação em nossa cidade de Macaé e na nossa região Norte Fluminense , salienta ele.

 

Fonte: Agência Rio