Agência INSS na Rocinha

Projeto ajuda moradores da comunidade
 
A Agência da Previdência Social(APS) da Barra da Tijuca está realizando, no Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Rocinha, um trabalho de conscientização e orientação dos moradores e dos agentes públicos que trabalham no local. O objetivo é o de divulgar os serviços e benefícios da Previdência Social e explicar como utilizar o site da social (www.previdencia.gov.br). Desta forma, os cidadãos têm a comodidade de usufruir vários serviços da Previdência em casa ou através das aproximadamente mil lan-houses existentes na comunidade, além de computadores públicos. 
 
De acordo com o gerente da Agência, Luiz Henrique Alonso de Andrade, “com o desenvolvimento das atividades, as unidades do INSS próximas à comunidades são beneficiadas e têm o atendimento aliviado”. O projeto teve início, em setembro de 2010, quando o Serviço Social e o Programa de Educação Previdenciária (PEP) da APS participaram de uma feira no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, onde prestaram orientação e informação sobre os serviços da Previdência Social. A ação incluiu esclarecimentos sobre os direitos e deveres dos segurados bem como informações serviços previdenciários, beneficiando os moradores da localidade e adjacências. 
Na ocasião, os técnicos do INSS detectaram a possibilidade de ações e parcerias interessantes para a Previdência Social e, desde então,a agência Barra da Tijuca vem buscando o estabelecimento de ações conjuntras com as instituições hospedadas no Centro Rinaldo de Lamare. 
 
Segundo Luiz Henrique, para realizar o trabalho, a APS conta com o apoio da Rio Digital e da administração do Centro de Cidadania que disponibilizaram uma sala no prédio para que servidores do INSS ensinem o público a acessar o síte da Previdência. Também a ONG Mulheres da Paz cedeu voluntárias para aprender a acessar os serviços, atuando como multiplicadores e repassando o conhecimento.       A próxima etapa do projeto será o fornecimento de material de divulgação e orientação para os gerentes das "lan-houses", alertando-os, inclusive, que, para a utilização dos serviços da Previdência Social, o cidadão não precisa de intermediários e os serviços são gratuitos. 
A Casa Rio Digital é um espaço equipado com microcomputadores conectados à internet em banda larga. utilizado diariamente para cursos, oficinas diversas e uso livre. Nele, qualquer cidadão pode navegar pela internet, ter um endereço de correio eletrônico e usar os recursos mais modernos da informática para estudar, trabalhar, buscar entretenimento e se comunicar. 

Fonte: Assessoria INSS

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.