Alunos estudam o Vale do Paraíba

O objetivo é mergulhar na história do Vale
 
Os adolescentes do Criam (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor) Ilha do Governador, uma das 17 unidades de semiliberdade do Novo Degase, visitam nesta sexta-feira (17/7) a cidade paulista de Bananal, um dos povoados da Região Sudeste que teve grande importância econômica em vários períodos da trajetória do país. A visita será um mergulho na história do vale do Paraíba.
]
A atividade é parte do projeto Trilhas e Rumos, que tem como objetivo promover a formação cultural e cívica do cidadão. O passeio é aguardado como muita expectativa pelos meninos, já que uma das atividades será a ida à Serra da Bocaina, onde se localiza a nascente do Rio Paraíba, que corta todo o Estado do Rio, de sul para norte, e tem vital importância para a economia fluminense.
Para o diretor do Criam Ilha, George Fox, será uma oportunidade para os meninos adquirirem cultura e conhecerem a história e a arquitetura da região, do Vale do Paraíba e das grandes fazendas dos barões do café.
O Vale do Paraíba sempre esteve nas principais rotas dos viajantes do Brasil Colônia. Sua ocupação data do fim do século XVII e início do XVIII, quando o ouro que vinha das Minas Gerais passava pela região, atravessando a Serra do Mar, para chegar ao porto de Paraty, sendo dali embarcado para o Rio e Europa.
Antes do passeio, os jovens do Criam Ilha participaram de mais uma etapa do projeto “Quem é Você?”, com palestra do instrutor de voo livre e professor do curso de Turismo da Faetec, Paulo Giovani Salles. O tema foi o mercado de trabalho na área do turismo no Estado do Rio e as técnicas de voar de parapente, além da gama de serviços que este esporte radical proporciona. Após a palestra, foram sorteados dois saltos duplos gratuitos de parapente, com partida da rampa de saltos do Parque da Cidade, no morro da Viração, em Niterói.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.