Ano letivo começa nesta segunda, dia 7

Ano letivo começa nesta segunda, dia 7
 
Na próxima segunda-feira, dia 07/02, começa o ano letivo para as 1.466 unidades de ensino, 1,2 milhão de alunos e 51 mil professores da rede estadual de ensino. A data também marca o início do Programa de Educação do Estado do Rio. O plano prevê medidas que têm como objetivo elevar os índices nacionais da educação pública estadual nos próximos anos. Foram anunciadas no início do mês de Janeiro metas específicas para cada unidade escolar, a serem definidas de acordo com a realidade de cada escola. O Rio de Janeiro contará com um índice próprio, o IDERJ (Índice da Educação Básica do Rio de Janeiro), com o intuito de acompanhar e aferir o progresso dos estudantes.
Também foi realizado um diagnóstico da infraestrutura das escolas. A Seeduc, em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), preparou um levantamento com as necessidades estruturais identificadas em todas as unidades escolares. Com o mapeamento, foi possível conhecer as áreas onde existia a necessidade de construção de escolas ou de reformas nas que já existem, avaliando 23 itens.
Com o objetivo de valorizar os servidores da educação, o Estado poderá investir, anualmente, cerca de R$ 240 milhões. Para os professores será implantada uma remuneração variável com bonificação de acordo com o desempenho, e auxílio qualificação para utilização em bens pedagógico-culturais. Professores e funcionários administrativos das escolas receberão auxílio transporte. "No nosso programa, focamos o professor e o aluno, que formam nosso público principal", afirmou o secretário Wilson Risolia.
Está sendo criada a Escola Corporativa SEEDUC, local onde 10 mil professores poderão se aprimorar por semestre, com cursos específicos. Também haverá um consórcio com universidades para a formação continuada do docente.
No primeiro dia de aula, um box com o Currículo Mínimo de seis disciplinas (Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; História; Geografia; Sociologia e Filosofia) estará à disposição da equipe pedagógica das escolas. Equipes disciplinares de professores da rede estadual conduziram a concepção, redação e revisão dos livretos.
Os alunos contarão com apoio pedagógico para auxiliá-los, como aulas de reforço nos contraturnos e orientação vocacional (voltada a estudantes do Ensino Médio). Serão realizadas provas bimestrais para que os professores conheçam a realidade dos jovens e adequem o ensino às suas necessidades.
A Secretaria de Estado Educação ainda publicou o edital do concurso público para o preenchimento de 1.362 vagas no Magistério, sendo 739 para a disciplina de Matemática e outras 623 para Física. Esses profissionais irão atuar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A prova objetiva está marcada para o dia 27 de março.
No período de recesso também foram capacitados 226 gestores escolares que atuarão nas escolas da rede estadual durante o ano de 2011. Estes profissionais serão responsáveis por orientar e acompanhar a implantação do Plano de Educação no Estado. O treinamento, com o tema Gestão Integrada na Escola (GIDE), teve enfoque prático e estará dividido em três dimensões: pedagógica, estratégica, e para resultados com foco na melhoria do ensino.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.