Arcebispo do Rio inaugura painel religioso

Prédio Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição
 

 O Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, inaugura no dia 1º de maio, no Recreio dos Bandeirantes, o maior painel mosaico religioso da cidade. Instalado na parede do Prédio Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição, que também será inaugurado na ocasião, o painel decorativo será um dos marcos da comemoração dos 25 anos da paróquia.
 O evento terá início às 16h, com uma visita ao novo prédio, seguida da apresentação do painel mosaico. Às 18h haverá a Missa de Ação de Graças. Além de D. Orani, outras autoridades estarão presentes. A Paróquia Imaculada Conceição fica na Rua Humberto Cozzo, 41, no Recreio dos Bandeirantes.

O painel
O painel que vai se destacar no Prédio Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição foi criado pelo monge beneditino Dom Marcelo Molinero, OSB. Mede 120m2, pesa 700 kg e é composto por cerca de 200 mil peças em vidro, cerâmica, granito, mármore, ouro e pedras semipreciosas. É o maior painel mosaico religioso do Rio de Janeiro

A partir do alto e à direita, as imagens do painel remetem a: vento do Espírito de Deus, que movimenta as vestes de Jesus e Maria e prolonga os mantos, a proteção e a bênção até a Terra. Pela interseção de Maria, o Espírito abençoa a comunidade. As três estrelas representam Maria virgem antes, durante e depois do parto. A estrela sobre sua fronte evoca a primeira advocação de Maria em nossa comunidade: Stela Maris. As mãos orantes de Maria indicam que ela intercede por seus filhos, a quem dirige o seu olhar.

Cristo é a figura central do painel e evoca o Cristo Redentor do Corcovado. Seu manto cobre Maria, suas vestes branco-douradas caracterizam a Ressurreição, enquanto os braços, as chagas e a auréola nos lembram que Ele é o crucificado. A parte inferior do painel mostra a realidade da paróquia: o mar, a pedra do Pontal, a praia e a igreja com o fundo da Serra do Mar. Foram necessários 12 meses de trabalho em atelier e mais 20 dias de trabalho sobre andaimes. O mosaico foi produzido no Projeto Âncora (www.mosaicoancora.com.br), sob a coordenação da arquiteta Regina Machado (www.arquitetura-religiosa.arq.br).

O Prédio Pastoral

Que o Recreio dos Bandeirantes é um dos bairros que mais cresceu nos últimos anos, isto é incontestável e com ele, o contingente católico, graças a Deus. Frente a esta realidade, a Paróquia Imaculada Conceição do Recreio se viu diante de um grande desafio: o de acolher e atender de forma mais adequada este contingente e não se furtou em abraçá-lo, com o auxílio de nossa grande intercessora, a Imaculada Conceição, nossa padroeira, dando início à expansão e ampliação das instalações paroquiais.

Considerando a área disponível e reduzida do terreno, na Rua Humberto Cozzo, 41, o projeto para o Prédio Pastoral optou pela construção de um subsolo para atender mais apropriadamente às necessidades atuais e futuras. Os problemas existentes de falta de salas para as pastorais se reunirem, para aplicação dos cursos de formação e de iniciação cristã, e ainda a insuficiente capacidade do templo para as atividades religiosas, tudo isso foi muito pensado e será compensado com as novas áreas disponibilizadas desta ousada e tão necessária obra que ora inauguramos.

Conhecer o que esta obra proporcionará aos paroquianos e entidades é de fundamental importância.

Prédio com subsolo, um pavimento térreo; dois pavimentos sob pilotis e cobertura parcial totalizando 825m² de área ocupada.

Subsolo: área coberta sob pilotis com 750m² disponíveis.

Pavimento térreo: grande pátio com áreas coberta e descoberta totalizando 974m², que permitirá a realização de cerimônias religiosas, bem como de eventos sociais com capacidade de receber até 1000 pessoas; ampla e equipada cantina com 33m², livraria, além de dois banheiros sociais.

Primeiro pavimento: um confortável auditório com 372m², complementado por um palco, pequenas salas de apoio, tipo camarim, e dois banheiros sociais.  Dotado de modernos recursos de multimídia, este auditório estará capacitado a abrigar diversos eventos tais como congressos, seminários, cursos, palestras, além de peças teatrais, dentre outras atividades. Este andar ainda abriga sala de atendimento, secretaria e escritório.

Terceiro pavimento: uma sala com 57m², três salas com 46m² cada; um sala com 39m² e um salão multiuso com 96m², 2 ambulatórios, além de dois banheiros sociais. Toda esta área composta de oito salas poderá receber, simultânea e confortavelmente, um público de mais de 200 pessoas.

Cobertura: salão com 155m² e terraço descoberto com 215m²; copa multiuso com 20m², além de dois banheiros sociais.

Terraço: cobertura com 218 m2 de área livre.

Fonte: Assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.