Atraso nas vacinas contra gripe comum

Imunização de Idosos com atraso
 

Um atraso na entrega da vacina contra a gripe sazonal ou gripe comum vai adiar a campanha de imunização de idosos com mais de 60 anos em três regiões – Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A informação foi divulgada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.

Segundo ele, o Instituto Butantan – único laboratório público que fabrica a vacina no Brasil – informou que não vai conseguir entregar os 18 milhões de doses para que a imunização possa começar no próximo sábado (24). Até o momento, apenas 6 milhões de doses foram entregues.

Com isso, os idosos que moram no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país só poderão tomar a vacina entre os dias 8 e 21 de maio. Com isso, quem tem mais de 60 anos e é portador de doença crônica terá que ir a um postos de saúde duas vezes este ano – uma para receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – e outra, logo após, para ser imunizado contra a gripe comum.

No Sul e no Norte, o calendário será mantido, com a vacinação contra as duas doenças no período de 24 de abril e 7 de maio. Neste caso, os idosos com doenças crônicas vão receber as duas doses na mesma ocasião.

“Esse adiamento não trará nenhum prejuízo aos idosos. O importante é que o idoso receba a vacina antes do inverno”, destacou Penna. “Essa gripe matou mais de 2 mil brasileiros e agora temos uma vacina eficaz. Estamos fazendo a nossa parte. Cada um precisa ser responsável e se vacinar”, completou.

Procissão de São Jorge ocupará três vias de Jacarepaguá na sexta-feira

Na sexta-feira, dia 23, das 6h às 23h, a procissão da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em louvor a São Jorge, vai ocupar em Jacarepaguá as ruas Beneventi e Comendador Siqueira e a Estrada do Pau-Ferro.

A Rua José Silva, entre a Rua Pirina e a Estrada do Capenha, ficará fechada ao tráfego, conforme portaria de 7 de abril da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias.

 

Fonte: Gov. Estado

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.