Aulas de caratê melhoram a saúde e autoestima de idosos

Projeto funciona na Vila Olímpica do Sampaio duas vezes por semana
 

A Vila Olímpica do Sampaio iniciou novo programa esportivo voltado para a terceira idade. Desde fevereiro, cerca de 20 alunos fazem aulas de caratê, duas vezes por semana, no espaço administrado pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). Coordenador do projeto, Marcelo Biazone, de 38 anos, que se dedica ao esporte há 28, disse que a aprovação é positiva.

– Em nove meses, nossos alunos da melhor idade se tornaram mais ativos, tiveram melhora no fortalecimento muscular e no equilíbrio, além de conhecerem outras pessoas, estabelecendo vínculos de amizade, pois o caratê trabalha corpo e mente. Nosso objetivo não é a competição. Queremos oferecer melhor qualidade de vida – disse Biazone.
 

Aos 77 anos, Olinda Alves buscou algo novo para se exercitar, além da ginástica que já realizava na Academia da Terceira Idade do Engenho Novo, bairro onde mora, na Zona Norte .

– Os movimentos são adaptados para nossa idade e estou mais disposta. Fico contando os dias para as aulas e arrastei meu namorado para vir junto comigo – afirmou Olinda, que está na faixa amarela e vai fazer o exame para a vermelha no ano que vem.

Namorado de Olinda, Carlos Alberto Rodrigues, de 73 anos, afirma que a nova atividade só trouxe benefícios.

– A velhice só pode chegar na idade. As aulas de caratê são ótimas e nos ajudam não só como um esporte, mas no lazer e no respeito ao próximo – disse o aposentado.

As aulas também conquistaram Dalva Souza das Dores, de 55 anos, que fazia dança de salão e alongamento na Vila Olímpica.

– Minha mobilidade melhorou. É um dos pontos altos das aulas porque treinamos muito a parte de coordenação motora antes e depois. A Vila Olímpica do Sampaio é um espaço ótimo para todas as idades – explicou Dalva.


Serviço

Segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h30. 

Endereço: Vila Olímpica do Sampaio, Rua Antunes Garcia, nº 12. 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.