Autoridade de Bogotá vê BRT no Brasil

Henrique Peñalosa acompanhou evento
 

O ex-prefeito de Bogotá, Henrique Peñalosa, que revolucionou o sistema de transporte público da capital colombiana e é considerado um dos maiores nomes da gestão de transportes na América Latina, assistiu a uma apresentação do projeto do BRT da Avenida Brasil, na tarde desta terça-feira (14/07), na seda da Associação Comercial do Rio. A exibição foi feita por técnicos da Secretaria de Transportes, responsável pelo projeto. Durante o evento, que contou com a participação de empresários e comerciantes da cidade, Henrique Peñalosa afirmou que o BRT do Rio de Janeiro será um grande exemplo para outras cidades do mundo.
Segundo Peñalosa, é vital que se priorize o uso do transporte público sobre o transporte individual. Para ele, a solução para a organização do trânsito nas grandes cidades passa pelo sistema de BRT.
– Debates como este, com a participação do empresariado local, são parte importante do processo de implantação de qualquer política de transporte. O Rio de janeiro é absolutamente emblemático em todo mundo. Já é um exemplo na questão da extensão de ciclovias, agora deverá servir como exemplo de gerenciamento de transporte público – afirmou o colombiano.
O incentivo à utilização da bicicleta também foi tema do encontro. O programa “Rio – Estado da Bicicleta”, idealizado pelo secretário Julio Lopes, que visa beneficiar os 92 municípios do estado com ações de adaptação cicloviária, foi elogiado pelo ex-prefeito de Bogotá.
– É de suma importância que se desenvolvam medidas de locomoção individual como esta. A utilização do automóvel para deslocamentos curtos é muito comum, e um grande causador de congestionamentos. Incentivos como o “Rio – Estado da Bicicleta” têm grande impacto na estrutura de transportes de uma cidade, já que oferecem ao cidadão a opção de substituir o veículo motorizado por um sistema ágil, prático e de custo irrisório – explicou Peñalosa.
O secretário Julio Lopes, que nesta quarta-feira (14/07) participa de um seminário sobre a organização dos transportes públicos durante a Copa do Mundo de 2014, em São Paulo, afirmou que ter a “benção” de um profissional como Peñalosa para os projetos que estão sendo desenvolvidos para os transportes do Rio é motivo de grande felicidade e que o estado está seguindo pelo caminho correto.
– Henrique Peñalosa já é considerado um ícone em termos de transporte. A contribuição que ele tem dado à América Latina sob o aspecto de locomoção de massa é algo histórico. Ter o aval técnico dele para projetos como o BRT da Avenida Brasil é de enorme incentivo para nós – contou o secretário.
Fonte: Secretaria de Transportes

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.