Balanço da ação da Subprefeitura contra a dengue

O Plantão Barra acompanhou o projeto
 

O Plantão Barra acompanhou o projeto

O Plantão Barra acompanhou a ação da Subprefeitura da Barra, Jacarepaguá e Vargens junto com a Secretaria Municipal de Saúde, através da CAP 4.0,  em Curicica. Cerca de 30 agentes de saúde percorreram 13 quarteirões, visitando casas e comércios do bairro, vistoriando e orientando os moradores a se prevenir contra a doença. Foram visitados 778 imóveis, sendo que desses 281 estavam fechados. Foram tratados com larvicida 216 locais e foram eliminados 198 possíveis focos de dengue. Também foram colocadas 37 capas em caixas d´água nos imóveis e coletada uma amostra de mosquito, que não era Aedes egitpy.

O subprefeito da área, Tiago Mohamed participou da ação, orientou moradores e destacou os principais cuidados a serem tomados pela população.  “Essa ação é muito importante porque 80% das pessoas que contrai a doença é picada na própria casa, por isso, a conscientização de todos é fundamental” , ressalta Mohamed.

Durante a ação também foram afixados cartazes e distribuídos panfletos com orientações básicas. Dez minutos por semana para vistoriar as condições dentro de casa bastam para evitar que a epidemia de dengue no verão seja ainda mais grave do que já é anunciado.

Entre os cuidados, os agentes orientam para a questão das caixas d´águas que devem estar cobertas; vasos de plantas que devem estar com areia; as bandejas de ar-condicionado devem estar limpas; os vasos sanitários sem uso que devem estar tampados; as calhas limpas e sem folhas para não acumularem água, bem como lonas usadas para cobrir objetos, que devem estar esticadas para não formar poças d´água. As piscinas e fontes devem estar limpas e devem ser tratadas com produtos químicos. Nos prédios, é importante estar atento aos ralos das varandas, que devem estar limpos e com tela, para evitar o surgimento de criadouros. Todos esses cuidados devem ser constantes e verificados semanalmente, já que este é o período que o Aedes precisa para passar da fase de ovo para mosquito adulto.

Fonte: Plantão Barra: Graça Paes

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.