Barra e Jacarepaguá terão lagoas recuperadas

Criado Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá
 
Na reunião realizada no dia 24 de fevereiro na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, o vice-prefeito do Rio de Janeiro e atual Secretário Municipal de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz anunciou a criação de um subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá. “É um comitê com três tipos de organização: Representação do Poder Público; Forças Organizadas e Usuários da água (quem usa água como matéria-prima). O subcomitê da região se espelha no comitê da Baia de Guanabara, que usa fundos arrecadados os usuários da água para criar um fundo. Atualmente o da Baia tem 7 milhões , que serão aplicados em medidas para melhorar os recursos hídricos. Aqui na Barra, o subcomitê trocará ideias e também terá fundos para implementar soluções” ressaltou Muniz.
Carlos Fernando de Carvalho, da Construtora Carvalho Hosken, afirmou: “ Não tenho nenhuma dúvida de que o subcomitê da Barra será um sucesso. Tenho a felicidade de vivenciar os grandes progressos no Rio graças a atual administração pública, o milagre já está acontecendo. Estaremos atentos para todos recursos serem utilizados corretamente”.
No evento, também foi apresentado o Projeto de Recuperação Ambiental do Sistema Lagunar de Jacarepaguá, criado pelo Governo do Estado do Rio, o objetivo é retirar cerca de 5 milhões de m3 de assoreamento, que serão confinados em uma ilha dentro da Barra da Tijuca. Além da dragagem, serão inauguradas 5 unidades de tratamento. Com o prazo de 36 meses para ser completado, o projeto só aguarda a licença ambiental para sair do papel.  

Fonte: Tatiana Couto – AIB

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.