Início Plantão Barra Barra ganha unidade móvel da Influenza A

Barra ganha unidade móvel da Influenza A

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) deslocou hoje, dia 3, o seu Centro Móvel de Operações de Prevenção da Gripe A para a Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Nesta sexta e ainda na segunda-feira, dia 6, o ônibus com os técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e os agentes da Defesa Civil da Prefeitura estará na altura do nº 4.666 da avenida, das 9h às 17h.

Nos dois dias, os técnicos da Prefeitura irão distribuir material informativo e esclarecer dúvidas da população. Além disso, a unidade itinerante estará em contato permanente com o Gabinete Integrado de Emergência para Influenza A, através da Internet e do telefone, para atualização de dados.

A Gávea foi o primeiro bairro a receber o ônibus, que também irá percorrer outras áreas da cidade e é fruto da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (SESDC).

A SMSDC ressalta que não há motivo para pânico. O importante nesse momento é que todos mantenham a calma e adotem medidas rotineiras de higiene. Alguns cuidados básicos são lavar as mãos frequentemente com água e sabão; evitar tocar nos olhos, nariz ou boca; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e cobrir o nariz e a boca com lenço ao tossir ou espirrar. Os principais sintomas da doença são febre e tosse, podendo ser acompanhadas de coriza, dores no corpo e dor de garganta.

Demais dúvidas da população podem ser esclarecidas pelo Telessaude (21) 3523-4025, serviço 24 horas de orientação a população, e pelo website www.riocontragripea.rj.gov.br, criado em parceria com a SESDC.
 

Fonte: Prefeitura do Rio