Biblioteca do INEA reabre ao público com serviços informatizados

Espaço reúne mais de 20 mil títulos da coleção do Instituto Estadual do Ambiente e de outros órgãos
 

A Biblioteca Fausto Guimarães, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em São Cristóvão, ganhou um novo acervo. O espaço, que foi reinaugurado na terça-feira (19/2), reúne cerca de 20 mil títulos, entre livros, periódicos, estudos e relatórios sobre o meio ambiente no Estado do Rio.

O atual acervo é resultado da compilação de documentos e publicações da extinta Fundação de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), da Superintendência de Rios e Lagoas (Serla) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), unificados com a criação do Inea, em 2009.

Para a presidente do Inea, Marilene Ramos, a recuperação do acervo, a modernização e a democratização do sistema são importantes para os estudos na área ambiental.

– É um meio de não perdermos a memória riquíssima que compõe o acervo. São produções de cerca de 50, 60 anos
– afirmou Marilene.

Consultas on-line do catálogo

Além de retomar a consulta ao acervo de livros, periódicos e folhetos – que, desde 2002, quando as instalações foram danificadas por um incêndio, era limitada aos estudos, relatórios e auditorias ambientais – a biblioteca disponibiliza acesso on-line para consultas de todos os títulos em catálogo.

– A biblioteca oferece produtos e serviços, como empréstimo domiciliar, renovação e reserva on-line, cópias e doação de materiais bibliográficos – disse a chefe do Serviço de Biblioteca e Acervo Técnico do Inea, Josete Medeiros.

A biblioteca ocupa todo o 9° andar do antigo prédio da Feema, na Rua Fonseca Teles, 121, 9º andar, em São Cristóvão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

 

Assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.