Início Plantão Barra Bolsonaro sugere exploração “racional” da Raposa Serra do Sol

Bolsonaro sugere exploração “racional” da Raposa Serra do Sol

Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse na segunda-feira, dia 17 de dezembro que a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, pode ser explorada e que as tribos indígenas receberiam royalties por isso. Segundo o futuro presidente, é preciso explorar a área de “forma racional”.

O presidente eleito Jair Bolsonaro participa da cerimônia de inauguração do III Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro Percy Geraldo Bolsonaro.
 Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Bolsonaro fez a afirmação após inaugurar o terceiro colégio militar do estado do Rio de Janeiro, no município de Duque de Caxias, que recebeu o nome de Percy Geraldo Bolsonaro, em homenagem ao seu pai, falecido em 1995. “É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional. E no lado do índio, dando royalty e integrando o índio à sociedade”, disse Bolsonaro, referindo-se à terra indígena.

 

 

A Raposa Serra do Sol foi identificada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) nos anos 1990, demarcada no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) e homologada em 2005, pelo seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

Em 2017, a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou que todos os órgãos do governo federal deverão adotar o entendimento firmado no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Terra Indígena Raposa Serra do Sol nos processos de demarcação de terras indígenas.