Bombeiros do Rio irão fazer intercâmbio nos Estados Unidos

Militares do Méier são premiados como melhores do mundo
 

2731736 (600x408)

 

Bicampeões do prêmio Conrad Dietrich Magirus, militares do grupamento do Méier, na Zona Norte do Rio, vão trocar experiências com profissionais do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A viagem faz parte da premiação, que conta ainda com troféu, e é oferecida à melhor equipe do mundo. Cerca de 10 representantes da corporação vão conhecer a estrutura de salvamento americana, além do centro de treinamento Randall´s Island, na cidade norte-americana.

 

 

Esta é a segunda vez que o quartel do Méier se destaca internacionalmente, sendo reconhecido pela atuação em situações de emergência. A premiação entregue na Alemanha no dia 22 de janeiro deste ano foi conquistada pela excelente atuação dos bombeiros no combate ao incêndio no Shopping Nova América, em 16 de fevereiro de 2015. A corporação fluminense concorreu com bombeiros de países como a Áustria, Austrália, Chile, França, Hungria, Irã, República Tcheca e Turquia. Em 2014, o grupo foi destaque pelo resgate de vítimas após a queda de uma passarela na Linha Amarela.
 

 

 

– Os dois prêmios são um grande reconhecimento de que a corporação fluminense vem fazendo um grande trabalho. Atuamos com integração e aparatos como helicópteros, pela primeira vez utilizados em área urbana. Disputamos com países que também realizaram um trabalho muito bom – disse o comandante do 2º grupamento, tenente-coronel, Cláudio Pedro Nicácio.
 

 

Atuação do bicampeonato

Localizado na Zona Norte do Rio, o Shopping Nova América possui 400 lojas em funcionamento, duas praças de alimentação, um centro empresarial e um campus universitário. Os militares atuaram na retirada dos trabalhadores que se preparavam para a abertura dos estabelecimentos, enquanto tentavam identificar o foco e dar início a extinção das chamas que atingiram cerca de 30 metros de altura.

 

 

O ambiente era totalmente desfavorável: muito material inflamável, lojas muito próximas umas das outras e dutos com óleo de cozinha passando por todo o shopping. Pelo menos 100 bombeiros de 10 quartéis atuaram na ocorrência, com apoio de 30 viaturas e duas aeronaves. A intensidade do fogo fez paredes do prédio desabarem e três bombeiros se feriram levemente. O trabalho durou 72 horas, e o local foi reaberto.
 

 

 

– Mobilizamos muitas pessoas e graças a nossa rápida atuação, somente 20% do shopping foi atingido – destacou o comandante do 2º GBM.

 

 

 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.