Início Plantão Barra Bombeiros orientam sobre os perigos de mergulhar em mar de ressaca no...

Bombeiros orientam sobre os perigos de mergulhar em mar de ressaca no RJ

As praias do Rio estão com o mar agitado e, segundo os serviços de meteorologia, essa situação deve se estender até sexta-feira (13/7). Mesmo para quem está acostumado a mergulhar nas praias cariocas, seguem algumas orientações do Corpo de Bombeiros para que ninguém corra riscos desnecessários.

 

O primeiro deles é sempre procurar o guarda-vidas para se informar do real perigo naquele momento. Se o mar estiver perigoso para mergulhar, o banhista deve avaliar se realmente há a necessidade de entrar na água. Em períodos de mar agitado, os guarda-vidas sempre sinalizam, com bandeiras vermelhas, as áreas da praia onde ocorrem correntes de retorno – popularmente conhecidas como valas, que pela força do empuxo da água dificultam a saída do banhista do mar.
 

Outro cuidado extra dos guarda-vidas é com a vigilância em mirantes e pedras. Nessa época, muitas pessoas gostam de observar ou registrar, de locais mais altos, as ondas se chocarem contra as pedras ou quebra-mares. O problema é que a maré pode subir e a pessoa ser surpreendida com uma onda mais violenta, caindo na água e correndo o risco de se afogar.
 

De uma maneira geral, os banhistas que mais se arriscam no mar agitado e se expõem ao perigo são homens jovens.