Início Plantão Barra Bonde de Santa Teresa chega ao Largo do França

Bonde de Santa Teresa chega ao Largo do França

O Bonde de Santa Teresa já circula até o Largo do França. O novo trecho beneficia as comunidades do bairro e entorno. Essa é a terceira obra de expansão do sistema entregue pelo Governo do Estado esse ano.

 

 

Até a primeira quinzena de dezembro, os trilhos chegarão à parada Dois Irmãos, representando um acréscimo de cerca de um quilômetro no trajeto. Com isso, o sistema ficará com cerca de seis quilômetros, mesma extensão em operação em 2011.

 

Também estão sendo feitas intervenções na oficina, com o objetivo de adaptar a estrutura para a chegada de novos bondes. No dia 16 de outubro, uma nova composição chegou ao Rio e passa por testes, transitando sem passageiros nos próximos dias. Após essa etapa, o bonde se juntará aos outros cinco, também novos, que já circulam por Santa Teresa.

 

Em virtude das últimas expansões, outras duas composições já foram encomendadas pelo Estado e deverão chegar à cidade até o fim do ano.

 

Características originais

Além de manter as características visuais originais aprovadas pelo Iphan e Inepac, os novos bondes têm sistemas de freios dinâmico e magnético, moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores com menor consumo de energia, entre outras melhorias.