Início Plantão Brasil Brasil é o país que mais combate a fome

Brasil é o país que mais combate a fome

Relatório divulgado nesta terça-feira (14) pela ONG ActionAid aponta o Brasil como o país que mais promove efetivas ações de combate à fome. No levantamento, o Brasil figura em primeiro lugar devido ao Bolsa Família, aos aumentos no salário mínimo e aos programas de compras governamentais que apóiam os pequenos agricultores. “Tomadas em conjunto, essas medidas são amplamente reconhecidos como tendo tido um impacto fenomenal na redução da outrora infame desigualdade brasileira – com taxas de crianças com fome reduzidas em mais de 50% em pouco mais de 10 anos”, descreve o relatório. 
O documento também afirma que o Brasil “reduziu a mais da metade a prevalência de baixo peso entre crianças em menos de uma década. Ao mesmo tempo, fez bons progressos na redução da desigualdade e da pobreza extrema. Entre 2001 e 2006, a renda dos mais pobres cresceu 70% mais rápido do que o resto da população. Isso ajudou a reduzir a pobreza extrema de 21 milhões de pessoas em 2003 para 9 milhões em 2008”.
O estudo pondera que o Brasil está no ápice devido à liderança do Governo e a atuação da sociedade civil organizada. O relatório dá enfase à instituição de políticas em favor da população pobre. “A pedra fundamental dessas políticas é o programa ‘Fome Zero’, projetado para acabar com a fome no Brasil através de uma estratégia abrangente – envolvendo iniciativas – para melhorar a segurança alimentar. Um deles é o programa Bolsa Família, que beneficia 12 milhões de famílias em extrema pobreza por meio de uma transferência de renda, ajudando-as a acessar educação, saúde e proteção social”, aponta. 
Direito fundamental – O levantamento da ActionAid destaca, ainda, a promulgação da Emenda Constitucional nº 64, que introduziu a alimentação como direito fundamental. “No início de 2010, o Congresso brasileiro inseriu o direito à alimentação na Constituição Federal como um direito fundamental, assegurando a garantia legal de que nenhum brasileiro deve passar fome. Esta é uma vitória para aqueles que fizeram uma campanha difícil para essa inclusão”, define o documento. 
Lista – Após o Brasil, o placar da fome elenca China, Vietnã, Malaui, Gana e Bangladesh como países que possuem ações para o combate à fome. 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento