Início Plantão Brasil Brasil é palco da decisão do título mundial

Brasil é palco da decisão do título mundial

Pela primeira vez o Brasil recebe uma competição de regata do Mundial de Kitesurfe da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) – o Kite Racing Brasil 2009. Considerado um dos melhores lugares para a prática do esporte, a paradisíaca Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, foi a praia escolhida não apenas como palco de uma etapa,  mas da decisão do titulo. E as disputas não acabam por aí. Paralelo ao evento, acontece a etapa de abertura do Open Brasil de Kitesurfe, com disputas nas categorias regata e freestyle (profissional e amador).

E a briga pelo título mundial promete ser boa. Feras como Charles Deleau, campeão de 2008, o francês Bruno Sroka, campeão de 2007, o também francês Bruno Sroka e o mexicano Sean Farley já confirmaram presença. Entre os brasileiros, destaque para o paraibano Pedro Montenegro, que até o momento ocupa o sexto lugar no ranking do tour. Na categoria feminina, sua conterrânea, Nayrara Licarião segura a segunda posição. Wilson Bodete (PB) , George Feitosa (PB), Victor Adamo (SP) também garantem representar bem o time canarinho. 

A etapa brasileira do Mundial da PKRA (terceira e última do tour) conta pontos para o ranking da IKA (International Kiteboarding Association).

Se a decisão do título mundial será acirrada, as disputas do Brasil Open de Kitesurfe também prometem agitar as águas do litoral do Rio Grande do Norte. Os principais atletas do país são esperados na competição, que terá disputas de freestyle (amador e profissional) e regata. Esta será realizada juntamente com o mundial do PKRA, onde o melhor brasileiro na prova internacional levará o título da etapa.

Além da prova de Barra do Cunhaú (RN), o Open Brasil de Kitesurf conta com mais 3 etapas : São Sebastião (SP) – regata; em Barra Grande (PI) – regata e Freestyle e Taíba (CE)- Wave e Freestyle.

O Kite Racing Brasil 2009 distribuirá U$ 10.000 em premiação. Já o Open Brasil de Kitesurfe oferece R$ 7.500 e quinhentos nesta etapa. Ambos estão associados a IKA e a   ISAF, órgão máximo regulamentadores do kitesurfe e de desportos a vela.

Fonte: Regata Mundial