Brasília sediará reunião

Brasília sediará reunião
 

A cidade será a sede da próxima Reunião do Comitê, em 2010, ano em que o Patrimônio Mundial da UNESCO completa seu 50º aniversário.
O encontro, realizado pela segunda vez no Brasil – a cidade sediou a 12ª Reunião, em 1988 –, receberá delegações de todo o mundo no mês de junho, em data ainda não definida. A decisão foi anunciada em Sevilha (Espanha), onde o Comitê realizou sua 33ª Reunião, encerrada hoje.
A escolha de Brasília como cidade-sede da 34ª Reunião do Comitê aconteceu por aclamação e foi comemorada pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, também presente ao encontro. Em discurso de agradecimento ao Comitê, Arruda destacou o valor universal da cidade. “Brasília é uma cidade-monumento e a primeira cidade moderna reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Suas edificações e espaços públicos são verdadeiras obras de arte expostas a céu aberto. Por todo este patrimônio, Brasília, como exemplo de obra de valor universal excepcional, se sentirá orgulhosa de acolher a todos vocês.”
A Convenção do Patrimônio Mundial incentiva a cooperação internacional para salvaguarda do patrimônio comum da humanidade. Com a inscrição de 13 novos sítios pelo Comitê, em Sevilha, a lista da UNESCO passa a contar com 890 localidades de grande valor universal em 148 Estados-membros da Organização. As candidaturas não aprovadas este ano, entre elas a do Caminho do Ouro e sua Paisagem, em Paraty, poderão ser novamente apresentadas para avaliação do Comitê, em Brasília, no ano que vem.
Fonte: UNIC Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.