BRT é destaque da primeira palestra

Recuperação da Bacia de Jacarepaguá é prioridade
 

A primeira apresentação do evento Barra Sustentável, que está sendo realizado no Hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, foi realizada pela assessora de imprensa Edna Ferreira, já que o Subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, está doente. Entre os principais projetos foram apresentados está o BRT, que irá diminuir o nível de poluentes.

A Transoeste é um projeto de R$ 692 milhões com o prazo de conclusão de 24 meses. O primeiro desafio é a construção do viaduto entre Avenida das Américas e Salvador Allende, para terminar o nó do trânsito que existe no cruzamento. O Prefeito pretende concluir o viaduto até o verão.

A abertura do túnel da Grota Funda tem como principal vantagem a diminuição do tempo de viagem em 1 hora. Segundo o projeto, a estrada que passa pela serra vai continuar funcionando e o túnel será uma opção mais rápida. As pedras retiradas do Túnel serão usadas na própria pavimentação da Transoeste. O BRT irá comportar até 160 passageiros.

Em seguida foram apresentados o corredor da Transcarioca, ligando a Barra da Tijuca à Penha e, finalmente, a Transolímpica (Barra/Deodoro) com capacidade de 100 mil passageiros e inauguração prevista para o primeiro semestre de 2015.

Na área do meio ambiente, o principal objetivo é a recuperação da Bacia de Jacarepaguá. Com 340 milhões de verba, o projeto irá beneficiar 15 rios, sendo feito canalização, ações sócio ambientais. O projeto deve estar finalizado em 24 meses e deve começar ainda em 2010.

Outras ações relevantes foram mostradas, tais como Via 4, Via Parque, mergulhão em frente Barra Shopping, alargamento da baia de ônibus (parceria já concluída) e implantação de faixas adicionais e rede de drenagem na Ayrton Senna.

Fonte: Tatiana Couto – AIB

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.