BRT Rio e FIA distribuem 20 mil pulseiras de identificação

A Campanha vai acontecer durante os dias de Carnaval
 

Esta é a época do ano em que a cidade recebe o maior número de turistas, o Carnaval é o momento também dos pais redobrarem a atenção com seus filhos. E motivos para isso não faltam. Em todo o Estado, existem, atualmente, 507 crianças e jovens desaparecidos entre 0 e 21 anos. E como a prevenção é o melhor caminho, o BRT Rio fechou uma parceria com a Fundação da Infância e Adolescência (FIA) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social para os dias de folia. Nos quatro terminais de maior movimento – Alvorada, Recreio, Jardim Oceânico e Madureira – serão distribuídos 20 mil pulseirinhas de identificação de menores e folhetos bilíngues que explicam como familiares devem proceder em caso de desaparecimento. 

 

 

Nas pulseiras, que foram doadas pela FIA, os pais e responsáveis devem colocar o nome da criança, o endereço e um telefone de contato. A medida ajuda na identificação, por exemplo, em caso do menor se perder na multidão de um bloco ou na orla. Segundo a diretora de Relações Institucionais do BRT Rio, Suzy Balloussier, as pulseirinhas começam a ser entregues já neste fim de semana, nos horários de grande circulação de passageiros. Depois, a campanha acontece nos dias 24, 25, 26 e 27.

 

– Queremos atingir não apenas quem vai para a folia, mas também o púbico que se deslocará para a praia, que, aliás, é um local muito comum para as crianças se perderem. Os pais podem pegar as pulseiras nas bilheterias desses quatro terminais ou com nossos agentes de inspeção. É uma atitude simples, rápida e uma clara demonstração de amor dos pais – afirmou Balloussier.

 

Somente na cidade do Rio de Janeiro, 60 crianças estão com o paradeiro desconhecido pelos seus familiares. Desde a criação da FIA, foram feitos 3,4 mil cadastros e 2.910 localizações.

– Uma das nossas dificuldades é que a criança que desapareceu aos 7 anos, hoje, se ela tiver 18 anos, pode estar completamente diferente. Por isso, uma campanha como essa, feita em parceria com o BRT Rio, busca a prevenção através de uma rede de proteção que começa com a colocação de uma simples pulseira – disse a presidente da FIA, América Tereza Nascimento da Silva.

 

Para secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, é muito importante unir esforços.

– É preciso conscientizar a população para a importância de proteger as crianças, especialmente no período de Carnaval, quando elas estão mais vulneráveis. Vamos reunir a sociedade civil, as organizações, as famílias e o Estado com um único objetivo: a proteção de nossa infância – explicou o secretário.

 

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