Início Plantão Brasil Caixa comemora os 45 anos do FGTS

Caixa comemora os 45 anos do FGTS

A Caixa Econômica Federal, no papel de agente operadora, comemora o aniversário de 45 anos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O FGTS é uma fonte de recursos fundamental na implantação de políticas públicas no Brasil. Por meio dos programas Pró-Moradia, Carta de Crédito e Pró-Saneamento é possível a construção de habitações populares, redes de esgoto e de abastecimento de água, favorecendo a qualidade de vida dos brasileiros e gerando empregos. 
 
Criado no dia 13 de setembro de 1966, o FGTS tinha como único objetivo garantir uma poupança ao trabalhador demitido sem justa causa. Ao longo dos anos, passou por muitas mudanças: hoje, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio que pode ser sacado em trinta situações diferentes. Pode ser em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria (14% dos saques) ou da aposentadoria (13%) e em situações de dificuldades, que podem ocorrer no caso de demissão sem justa causa (63%), além de algumas doenças graves.
 
FACILIDADES – O trabalhador, atualmente, já pode acompanhar o saldo da conta vinculada por meio do sítio do FGTS (www.fgts.gov.br), inclusive pelo celular, ou em uma das agências CAIXA. A segurança nas operações de saque  e transparência na consulta às informações do FGTS são algumas ações que marcaram as evoluções nestes 45 anos de história do Fundo.
 

Fonte: Caixa