Caixa premia melhores práticas em gestão local

Sétima edição do prêmio
 

A Caixa Econômica Federal está recebendo, até o dia 25 de julho, inscrições para a sétima edição do “Prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local – Ciclo 2011/2012”. O objetivo é premiar projetos bem-sucedidos, inclusivos, inovadores e sustentáveis, que contribuem para ao desenvolvimento territorial sustentável do país. As 20 melhores práticas serão premiadas com troféu e certificado, e serão amplamente divulgadas pela CAIXA, por meio de publicações, filmes, exposições itinerantes e oficinas de reaplicação, entre outras. O banco também inscreverá as iniciativas vencedoras no Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo Habitat/ONU, em parceria com a Municipalidade de Dubai/Emirados Árabes.
 

Nesta edição, a CAIXA premiará 20 Melhores Práticas, sendo 10 projetos nos temas-foco Habitação, Gestão Ambiental e Saneamento, Gestão Municipal, Desenvolvimento Local e Inclusão Social, e 10 no tema-foco Trabalho Social no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 

Cada projeto poderá ser inscrito em até 3 categorias, do total de 22 categorias temáticas, sendo que a 1ª selecionada vinculará o projeto a um dos 05 temas-foco para fins de avaliação, conforme regulamento do Prêmio.
 

Para concorrer, os projetos devem apresentar resultados concretos e ter sido desenvolvidos por governos locais, entidades públicas, organização da sociedade civil ou agentes privados, além de contar com a parceria da CAIXA.
 

As Melhores Práticas são resultantes da ação integrada e do protagonismo de diferentes instituições parceiras (governos locais, organizações não governamentais, instituições de ensino, empresas, associações etc.), e evidenciam a amplitude, qualidade e força da atuação da CAIXA no território nacional, como principal instituição operadora de políticas públicas sociais do Governo Federal.
 

Lançado em 1999, o Prêmio já contou com a participação de 1.153 projetos. Ao todo, 70 iniciativas foram premiadas pela CAIXA, sendo 30 classificadas entre as 100 melhores do mundo, no Prêmio Internacional de Dubai. Exemplo de destaque é o projeto “Santo André Mais Igual”, uma das dez melhores práticas vencedoras da edição internacional de 2001, do Habitat/ONU.
 

O regulamento do Prêmio e as inscrições podem ser acessados a partir de banner específico na página principal do sitio da CAIXA (www.caixa.gov.br).

 

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

 

O Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local é inspirado no programa Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), do HABITAT/ONU, e traduz a colaboração da CAIXA, como instituição financeira federal, na implantação da Agenda Habitat, compromisso internacional assumido pelo Brasil na Segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos – Habitat II, Istambul, Turquia, 1996.
 

O programa tem por meta identificar, documentar, premiar e difundir as melhores experiências em gestão local, resultantes de ações e projetos, nos quais a CAIXA tenha atuado como parceira. O objetivo do banco é incentivar a reaplicação de melhores práticas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.

 

Fonte: Caixa Econômica Federal

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.