Início Plantão Brasil Campanha busca sensibilizar cidadãos sobre direitos das crianças durante Copa do Mundo...

Campanha busca sensibilizar cidadãos sobre direitos das crianças durante Copa do Mundo e outros eventos

 

Com a expectativa de circulação de 3,6 milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) durante a realização da Copa do Mundo da Fifa 2014, o Ministério do Turismo inicia neste ano uma série de ações de proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes.   O objetivo, segundo a Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do MTur, é realizar três grandes mobilizações para sensibilizar o país e os turistas sobre o tema.

 

As campanhas serão lançadas em maio, junho e novembro, meses referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Copa das Confederações e abertura de temporada do verão brasileiro, respectivamente.   Segundo Adelino Neto, coordenador-geral do programa TSI do MTur, o tema é importante para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Exploração sexual é crime e assim deve ser tratado pelo setor”, disse Adelino Neto.  

 

Disque denúncia  

 

O cidadão pode contribuir para o enfrentamento à exploração sexual no país. O governo incentiva os brasileiros a denunciarem os casos de exploração pelo Disque Denúncia, serviço telefônico coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.   Qualquer pessoa, de qualquer parte do Brasil, pode discar “100” no seu telefone pessoal ou orelhão e denunciar um caso de violência contra a criança e o adolescente. A ligação é gratuita e o serviço funciona das 8h às 22h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.  

 

Fonte: Portal Planalto