Início Plantão Rio Campanha de prevenção às DST/Aids é lançada nos Prazeres

Campanha de prevenção às DST/Aids é lançada nos Prazeres

 

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (31/01), com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura, a campanha nacional de prevenção às DST/Aids para o Carnaval 2013, no morro dos Prazeres, em Santa Teresa. A comunidade pacificada foi escolhida para sediar a abertura oficial da campanha “A Vida é melhor sem Aids, proteja-se. Use a camisinha” por ser uma das localidades que possuem lideranças engajadas voluntariamente em ações de conscientização. No evento, 18 agentes de prevenção da cidade do Rio foram homenageados. De acordo com o governo federal ainda morrem, por ano, cerca de 12 mil pessoas no Brasil contaminadas pelo vírus HIV.

 

 

– Escolhemos os Prazeres porque queremos reconhecer e valorizar o trabalho que é realizado no Rio de Janeiro por associações, grupos e comunidades de maneira voluntária. O programa de DST/Aids é uma parceria com os governos e prefeituras – destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no lançamento.

 

 

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, Hellen Miyamoto, que representou o secretário de Saúde Sérgio Côrtes no evento, o governo estadual vem trabalhando num plano de enfrentamento, que deve ser lançado em abril, para que todos os municípios fluminenses consigam desenvolver ações relevantes de conscientização em relação às DST/Aids.

 

 

– Faremos um pacto com os prefeitos para que não faltem esforços e recursos para que o plano tenha suas metas atingidas – ressaltou.

 

 

Pernambucana que adotou o Rio de Janeiro desde a adolescente, Cris dos Prazeres, 40 anos, é uma das líderes comunitárias que trabalha mobilizando voluntários da comunidade de Santa Teresa com o objetivo de divulgar informações sobre o vírus da Aids.

– Criamos o grupo PROA: Prevenção Realizada com Organização e Amor há 17 anos. O trabalho surgiu por uma demanda interna. Servimos como ponte e trazemos as informações com uma linguagem local. Conseguimos mobilizar a comunidade a ponto de termos hoje 20 pontos de distribuição de camisinhas na região.

 

 

 

Testagem e vacina até amanhã

Até amanhã, moradores e visitantes poderão realizar a testagem rápida de Aids e das Hepatites B e C no estacionamento do Casarão dos Prazeres, na comunidade pacificada. A vacina para Hepatite B também está sendo oferecida no local.

 

 

– É muito importante uma campanha como esta e achei a ideia das tendas muito boa porque podemos tirar dúvidas e nos vacinarmos. Trabalho com bebês e preciso estar com a saúde em dia – contou a auxiliar da Creche Municipal José Mário de Oliveira, nos Prazeres, Silvia de Lima, de 58 anos.

 

 

A Campanha “A Vida é melhor sem Aids, proteja-se. Use a camisinha” será divulgada em anúncios distribuídos em mídias como outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e balões (blimps). Três jingles de rádio e um comercial de TV também foram desenvolvidos.

 

Governo do Rio