Início Plantão Rio Campanha para doações de leite materno na UFF

Campanha para doações de leite materno na UFF

O Hospital Universitário Antônio Pedro, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), iniciou uma campanha para aumentar a doação de leite humano e, assim, poder ampliar a distribuição para três hospitais da região. O objetivo é coletar até 70 litros de leite materno por semana para atender cerca de 60 bebês prematuros.
 
Segundo a nutricionista do banco de leite Fernanda Lopes, o alimento é importante para atender bebês internados em unidades de tratamento intensivo (UTI) neonatais cujas mães não são capazes de suprir, com seu próprio leite, as necessidades de seus filhos.
 
“Esses bebês estão na UTI porque são prematuros, têm uma imunidade um pouco menor, nascem com 400 ou 500 gramas, ficam por algum período nessa UTI neonatal e precisam desse leite para sobreviver. Esse leite é uma substância viva que tem vários efeitos protetores e de desenvolvimento para o bebê”, destacou.
 
Hoje, o Banco de Leite do Antônio Pedro só atende a UTI neonatal do próprio hospital, que tem 12 leitos. Com a ampliação da captação de leite materno, será possível fornecer o alimento para as UTIs do Hospital Infantil de São Gonçalo, e dos hospitais Estadual Azevedo Lima e Municipal Getúlio Vargas Filho, em Niterói.
 
Com o projeto, espera-se reduzir a mortalidade infantil na região metropolitana de Niterói, que reúne sete municípios. Para doar, basta que a pessoa seja saudável e tenha leite excedente. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2629-9234 e 2629-9052 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Agência Brasil