Início Entretenimento Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino CAIXA nesta quarta, dia 10

Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino CAIXA nesta quarta, dia 10

580_futebol20130915094304185

 

Foto: Divulgação

 

Com o intuito de apresentar as novidades do 2º Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino CAIXA, a SportPromotion organizou com a presença da CBF, do Ministério do Esporte e da Caixa Econômica Federal o lançamento oficial da competição ontem (08/09), no Hotel Renaissence, na Capital. O torneio começa amanhã (10/09) e terá a presença de 20 equipes, entre elas o atual campeão Centro Olímpico, que compareceu ao evento com todo o seu elenco de jogadoras e comissão técnica, assim como a Portuguesa (SP), estreante na competição.

 

Presente na solenidade, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou a iniciativa de todas as partes da organização em promover mais uma edição do campeonato. “Entendo que a evolução e fortalecimento do esporte se darão apenas com a realização de competições de forma regular e permanente. Gosto muito de assistir as partidas entre as mulheres e espero que os jogos tenham bastante equilíbrio e emoção”, relata.

 

Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, afirmou que o 2º Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino CAIXA ajudará no processo de crescimento da categoria no País. “Tenho plena convicção de que o torneio aumentará de tamanho a cada ano. Nesta edição, já contamos com a presença de alguns clubes com tradição e peso de camisa dentro do cenário nacional. Esperamos que nas próximas edições os maiores times do Brasil também participem da modalidade”, argumenta.

 

Patrocinadora oficial, a Caixa Econômica Federal também enviou representante ao lançamento do Brasileirão Feminino. Segundo o superintendente nacional, Gilson César Braga, o patrocínio ao torneio tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e o fomento da prática esportiva da modalidade no País.

 

Atual técnico da Seleção Brasileira Feminina, Vadão, também prestigiou o evento e ressaltou a importância da realização da competição para evolução da categoria. “Sem dúvida, é uma grande iniciativa de todas as partes. A expectativa é que a visibilidade do torneio possa fazer com que cada vez mais meninas se apaixonem pela prática do futebol”, explica.

 

Para Paulo Bastos, diretor da SportPromotion, trata-se da confirmação da nova era do futebol feminino nacional. “O campeonato une as equipes mais fortes da categoria em um calendário organizado e com atividades constantes, o que deve consolidar um novo momento para a modalidade”, afirma.

 

Também estiverem presentes na solenidade a ministra da Secretária de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a ex-jogadora e atual coordenadora-geral de futebol feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, e Toninho Nascimento, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

 

Disputa

Promovido e oficializado pela CBF, patrocinado pela Caixa e organizado pela SportPromotion, o torneio deste ano será disputado entre 10 de setembro e 22 de novembro e contará com a participação de 20 clubes de dez estados brasileiros: Centro Olímpico (SP), Avaí (SC), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Caucaia (CE), Chapecoense (SC), Duque de Caxias (RJ), Ferroviária (SP), Foz Cataratas (PR), Iranduba (AM), Kindermann (SC), Náutico (PE), Pinheirense (PA), Portuguesa (SP), São Francisco (BA), São José (SP), Sport (PE), Vasco (RJ), Vitória (PE) e Viana (MA).

 

O regulamento da competição prevê a realização de quatro fases de disputas. Na primeira, serão formados quatro grupos de cinco clubes cada, classificando-se dois times por chave. Na segunda, as equipes formarão dois grupos de quatro agremiações cada, com jogos de ida e volta, avançando novamente dois clubes por chave às semifinais. As semifinais consistem em disputas eliminatórias (“mata-mata”), com jogos de ida e volta, classificando-se o vencedor de cada confronto para as finais, que também serão realizadas em duas partidas.

 

Tabela – 1º rodada

10/09

 

Foz Cataratas (PR) x Vasco da Gama (RJ) – 15h30

Vitória (PE) x São Francisco – 15h30
Duque de Caxias (RJ) x Bahia (BA) – 15h30
Iranduba (AM) x Pinheirense (PA) – 15h30
Ferroviária (SP) x São José (SP) – 15h30
Caucaia (CE) x Náutico (PE) – 20h

 

11/09

Adeco (SP) x Avaí (SC) – 15h30– Transmissão ao vivo pela Fox Sports
Botafogo (RJ) x Portuguesa (SP) – 15h30

Fonte: MISASI COMUNICAÇÃO