Caricaturas sobre a Pequena Notável

Caricaturas sobre a Pequena Notável
 
“Quem não tem balangandã, não vai no Bonfim” e Carmem Miranda tinha de sobra: penduricalhos na cabeça, no pescoço, no brilho e no colorido de suas roupas, e nos altos tamancos usados para disfarçar o seu 1,54 metro de altura. Sua vestimenta, temperamento alegre e brasilidade estão sendo retratados mais uma vez em exposição no museu com o nome da artista, localizado no Parque do Flamengo, em frente ao Instituto Fernandes Figueiras. Entretanto, desta vez, a mostra é dedicada ao público infantil: crianças que não sabem a história da artista, mas já ouviram falar naquela cantora que colocava um abacaxi na cabeça, mexia muito com as mãos e tinha um sorriso brejeiro nos lábios.
 
O museólogo e diretor do Museu Carmem Miranda, César Balbi, explica que a intenção da exposição Caricaturas Miranda é envolver este público no universo da cantora, que chegou ao estrelato participando de filmes americanos e histórias produzidas por Walt Disney. Na exposição, crianças e adultos podem assistir a um vídeo com desenhos como Tom e Jerry, Zé Carioca e Patolino, que fazem referências à artista.
 
– Queremos mostrar às crianças que o Brasil, a brasilidade, foi descoberta por meio de Carmem Miranda. Ela representava o próprio conceito de brasilidade. Ela lançou moda, apresentou o samba; as pessoas iam ao Cassino da Urca só para ver a artista. Carmem Miranda é amada de ponta a ponta neste país. O mundo a reconheceu e o Brasil também – diz.
Caricaturas da Pequena Notável
 
Em outra parte da exposição são apresentadas as caricaturas realizadas pelo grande amigo de Carmem, Luiz Fernandes. Cartunista, desenhista, jornalista e tradutor, ele foi corresponde em Hollywood, durante cinco anos, para publicações brasileiras. Em 1947 conheceu Carmem nos Estados Unidos. As caricaturas que fazem parte da mostra foram realizadas entre 1954 e 55.
– Luiz Fernandes era amigo pessoal de Carmem. Na mostra, apresentamos 20 trabalhos do cartunista. Alguns foram feitos a pedido da própria Carmem. Ele era o cartunista favorito dela – ressalta.
 
Os desenhos que retratam Carmem com humor fazem parte da programação “Primavera nos Museus”, projeto que acontece anualmente, sempre no mês de setembro, por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A exposição fica aberta ao público até o dia 20 de dezembro.
O Museu Carmem Miranda fica na Avenida Rui Barbosa, s/nº. Mais informações pelo telefone (21) 2334-4293.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.