Carnaval do Rio registra recorde internacional de atracações de navios

Quarenta mil pessoas chegaram em oito transatlânticos de uma só vez
 

O terminal de passageiros do Porto do Rio registrou recorde de atracações simultâneas e de desembarques no domingo (10/2), quando 40 mil pessoas chegaram em oito transatlânticos de uma só vez para passar o Carnaval na cidade. Durante todo o feriado serão 12 atracações no total e 79 mil pessoas terão transitado pelo terminal, o que, conforme estimativa do diretor de Operações do Pier Mauá, Américo Relvas da Rocha, implicará numa injeção de US$ 17,7 milhões na economia fluminense.

 

 

– Precisamos mais que dobrar o staff nesse período para cerca de 700 pessoas de modo a agilizar o atendimento aos turistas. A movimentação de passageiros é tão grande neste domingo que foi necessário ampliar a infraestrutura com o apoio de micro-ônibus para transportar os turistas dos navios que pela quantidade estão ao longo do cais, alguns bem distantes do terminal e estabelecer um cronograma para o desembarque gradativo – explicou Rocha.

 

Dos oito transatlânticos, Azamara Quest, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Fascinosa, Grand Holliday, Maasdam, Sovereign e Grand Princess, três são de bandeira estrangeira, sendo que o último aportou pela primeira vez no Rio, vindo de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. Com 109 mil toneladas e 17 andares, o transatlântico é um dos maiores entre os que atracaram na cidade.

 

Com capacidade para 2,6 mil passageiros, o navio tem cinco restaurantes, duas salas de espetáculos a maior com 700 lugares, além de cafés, bistrôs, pizzaria e fast foods, cassino, biblioteca, galeria de artes, boutiques, joalheria, free shop, spa, academia, bares e duas piscinas. Antes de chegar ao Rio, o transatlântico passou por Salvador e Fortaleza, no Brasil. O cruzeiro tem duração de 45 dias e na terça-feira segue viagem que será concluída em San Francisco, nos EUA.

 

– O píer hoje é uma babel, temos turistas de várias partes do mundo, praticamente de todos os continentes. Além dos três navios estrangeiros, os outros transatlânticos também trouxeram turistas do exterior. Temos passageiros dos Estados Unidos, de vários países da Europa como Espanha, Alemanha, Itália, Holanda, Turquia, além de vários países da América Latina, Ásia e África. Estamos falando diferentes idiomas aqui hoje – disse Rocha.

 

O Píer Mauá receberá 179,896 mil passageiros somente este mês. Em março serão mais 110,689 mil e em abril a previsão é de outros 13,516 mil turistas desembarquem de navios na cidade.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.