Início Plantão Barra Cartão do SUS: mais facilidade para marcação de consultas e exames

Cartão do SUS: mais facilidade para marcação de consultas e exames

 

 

Você conhece o Cartão Nacional de Saúde? Também chamado de Cartão do SUS, ele é um instrumento importante para facilitar a marcação de exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e pode ser feito em qualquer unidade de saúde do município, é só pedir. Caso seja a sua primeira consulta na rede pública de saúde, é preciso apresentar RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento. O cartão também está disponível em formato digital no app e-SAÚDE, do Ministério da Saúde.
 
 
A partir deste cadastro, todas as informações sobre sua consulta ou exame – local e profissional responsável, por exemplo – ficam registradas em uma base nacional. Assim, através do número do seu cartão, o profissional de saúde que for atendê-lo terá acesso rápido aos dados de saúde necessários para o seu atendimento. Com o número do seu cartão, você também pode consultar essas informações através de área pessoal restrita criada no Portal de Saúde do Cidadão
 
 
Veja alguns benefícios do Cartão do SUS
 – Identificação e registro do usuário que está sendo atendido.
– Vinculação entre estabelecimentos de saúde, profissional, usuário e procedimentos.
– Registro do atendimento realizado: procedimento solicitado, procedimento realizado, encaminhamento resultante do atendimento.
– Agendamento de consulta e exames laboratoriais.
– Registro da execução dos exames.
– Dispensa de medicamentos.
– Atualização de dados cadastrais.
– Melhoria do acesso e conforto dos usuários na solicitação e realização dos serviços.