Início Plantão Brasil Cedae interrompe ETA do Guandu

Cedae interrompe ETA do Guandu

A Cedae vai parar amanhã (20/09), a partir das 8h, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu para atender solicitação da Light, que necessita desta providência para concluir a instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Paracambi, no leito do Guandu. Para aproveitar a paralisação do sistema, a Cedae fará a manutenção preventiva da ETA, evitando assim a interromper a captação de água mais de uma vez no ano.

A paralisação da maior Estação em volume de água tratada do mundo, conforme registrada no Guinness Book, o livro dos recordes, será iniciada às 8h e terá duração de 24 horas. A ETA Guandu é responsável pelo abastecimento de 85% da Cidade do Rio de Janeiro e 75% do abastecimento a Baixada Fluminense, totalizando cerca de 7,6 milhões de pessoas. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais, escolas e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante.

Técnicos da Cedae farão uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema abastecimento do Guandu. O abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, entretanto, em algumas áreas mais isoladas, como regiões mais altas e “pontas” do sistema, o abastecimento poderá levar até 48h após a conclusão dos trabalhos para ser restabelecido.
Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação trata 43 mil litros de água por segundo, abastecendo cerca de nove milhões de habitantes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CEDAE

Fonte: Cedae