Início Plantão Brasil Cerimônia de Boas-Vindas oficializa presença da delegação brasileira na Vila dos Atletas

Cerimônia de Boas-Vindas oficializa presença da delegação brasileira na Vila dos Atletas

Fotos: J.P. Engelbrecht

 

 

O hasteamento da bandeira brasileira domingo (31/07) oficializou a presença da delegação verde-amarela na Vila dos Atletas dos Jogos Rio 2016, construída na Barra da Tijuca. A cerimônia, repleta de dança e música, contou com a participação de cerca de 70 integrantes da delegação brasileira, incluindo atletas da ginástica artística, hóquei sobre grama e handebol. 

 

– A Vila dos Atletas é o que esperamos que o mundo seja e o que o Rio será nas próximas três semanas: diferentes raças, religiões, sonhos e povos em um mesmo lugar, convivendo em paz e harmonia – disse o prefeito Eduardo Paes.

 

A Vila dos Atletas será a residência oficial dos 15 mil competidores que disputarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com 31 prédios, o empreendimento é privado e foi construído sem aporte de verba pública. A infraestrutura do local (pavimentação de ruas, saneamento básico, etc), responsabilidade da Prefeitura do Rio, foi incluída na Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizou grande parte do Parque Olímpico.

 

– Ao entrar na Vila, os atletas vivem a realização de seu sonho. São representantes de todos os cantos do país, que vieram para mostrar que temos capacidade, que chegou a nossa vez – destacou a prefeita da Vila, a medalhista olímpica de basquete Janeth Arcain.

 

Durante os Jogos, a Vila vai acomodar 17.950 atletas e integrantes de delegações. As 3.604 unidades estão distribuídas em prédios de 17 andares com total infraestrutura e adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade. As portas são mais largas, os chuveiros mais altos, os corredores mais amplos e os elevadores têm capacidade para receber até duas cadeiras de rodas simultaneamente. A área de lazer inclui piscinas, saunas, academias, quadras esportivas, parques infantis, pistas de skate e uma ciclovia.