Início Plantão Brasil Chegou a hora de exercer a cidadania

Chegou a hora de exercer a cidadania

A cada dois anos o processo se repete: o cidadão deixa a sua casa e se dirige a uma zona eleitoral, para ali registrar o seu voto. E em 2010, não será diferente. Para não ser surpreendido no momento da eleição, esteja atento às dicas e exerça a sua cidadania.
 
 
Quem está obrigado a votar
 
Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. Os analfabetos, os maiores de 70 anos e os inválidos podem requerer isenção eleitoral, junto ao Cartório eleitoral. O voto é facultativo para quem está com idade entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. O voto é obrigatório no primeiro e no segundo turno, se houver.
 
 
Quais documentos levar
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, na quinta-feira 30/9, por oito votos a dois, a norma que obrigava o eleitor a apresentar o título eleitoral e um documento oficial com foto para votar. Só será obrigatória a apresentação de um documento com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista ou certificado de reservista, sem a necessidade de levar o título de eleitor.  
 
 
Horários
 
As seções eleitorais serão abertas para os eleitores às 8h. O término da votação será às 17h. Quem estiver na fila quando o horário de votação se encerrar receberá uma senha para poder votar depois do horário estipulado.
 
 
Como Votar
 
Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto para presidente, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM. Ao todo, os eleitores vão ter de digitar 19 números na urna eletrônica.
 
 
Qual a ordem de votação na urna eletrônica?
 
A urna eletrônica exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, nesta ordem:
 
I – Deputado Estadual ou Distrital;
II – Deputado Federal;
III – Senador primeira vaga;
IV – Senador segunda vaga;
V – Governador de Estado ou do Distrito Federal;
VI – Presidente da República.
 
 
Levar uma “cola”
 
A “cola” pode ser levada pelos eleitores, pois facilita e torna mais ágil o processo de votação. Por isso, no dia da eleição, leve anotados os números dos seus candidatos.
 
 
Como corrigir o voto
 
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.
 
 
Como votar em branco
 
Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO. Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.  É considerado voto em branco aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político, apertando a tecla BRANCO da urna. O voto em branco é registrado apenas para fins de estatística, e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.
Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.
 
 
Voto em Trânsito
 
Nas eleições de 2010, poderá votar em trânsito, quem estiver nas capitais no dia da eleição, para Presidente da República. Mas, para isso, o eleitor teve que comparecer em qualquer Cartório Eleitoral, entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, levando o título eleitoral e um documento de identidade para se cadastrar. Caso no dia da eleição, ele não se encontre na cidade na qual ele se cadastrou para votar em trânsito, ele não poderá votar, podendo apenas justificar.
 
 
Como justificar o voto
 
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência, devendo comparecer a qualquer seção eleitoral ou mesa receptora de justificativa, no dia 3 de outubro, munido dos requerimento preenchido, título de eleitor e documento de identificação com foto.
 
A AIB News reforça a máxima de que “todo poder político emana do povo”. Portanto, votar é um exercício importante de cidadania. Não deixe de participar das eleições e de exercer bem este poder. Lembre-se de que seu voto contribui para definir a vida política do País e do nosso Estado. Boa votação!
 
 
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Fonte: Margareth Santos