Chevrolet Cruze chega ao Brasil

Chevrolet Cruze chega ao Brasil
 
O automóvel de passeio da Chevrolet mais vendido no mundo. Um sucesso.
 
Assim pode ser definido o novo Chevrolet Cruze, que é comercializado em mais de 70 países. Os motivos para todo este sucesso, você vai conhecer nas páginas a seguir. Antes, uma breve introdução:
 
O Chevrolet Cruze nasceu para ser um carro global. Desde o início de seu projeto, os centros de desenvolvimento em todo o mundo, analisaram minuciosamente a necessidade de cada mercado e as apontaram para que o Cruze pudesse satisfazer aos anseios de consumidores da Europa, China, Estados Unidos, Brasil e de mais de 70 países onde ele é comercializado.
"Desde o início de seu desenvolvimento, a Chevrolet projetou um carro que fosse único e que criasse um novo patamar mundial de refinamento, segurança e conforto", afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil.
Pertencente ao segmento de sedãs médios, o Chevrolet Cruze estabelece novos parâmetros nesta categoria em vertentes diversas como o design – mantendo a linguagem de design global da marca – a qualidade e refinamento da construção e o comportamento dinâmico. Uma nova linha de motores e a ótima classificação nos testes de segurança EuroNCAP constituem outros argumentos de peso do novo Chevrolet.
Para o mercado brasileiro, o Cruze será vendido em duas versões, a LT e a LTZ, ambas equipadas com o novíssimo motor Ecotec6 e transmissões de 6 marchas, tanto na versão manual, como na automática. Em qualquer uma delas, o nível de equipamento e tecnologia transcende o que é oferecido hoje no segmento.
"Com as novidades em termo de equipamentos e powertrain, o Cruze chega para brigar em um segmento onde a Chevrolet tem muita tradição. E certamente vai continuar a história que começou a ser escrita com o Opala, o Monza e o Vectra. É a capacidade da Chevrolet de criar o novo, de novo", afirma Marcos Munhoz, vice-presidente de Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil.
Linhas que atraem no primeiro olhar
É impossível tirar os olhos do Cruze depois de conhecê-lo. Seu visual marcante e esportivo é fruto de um trabalho global, já que o time de designers, baseado na Coréia, recebeu inputs de outros centros de design da GM no mundo, sediados na Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Tais sugestões tinham como objetivo ajudar no desenho de um novo sedã, capaz de contribuir para o sucesso do Chevrolet em qualquer mercado que ele fosse comercializado.
"O nosso objetivo foi de sermos revolucionários, não evolutivos", adianta o Vice-Presidente do Centro de Design da General Motors, Taewan Kim. Tanto para o exterior como para o interior, o Cruze apresenta uma nova linguagem de design, introduzindo elementos visuais modernos e explorando o potencial ligado a uma nova forma de expressão das linhas de design tradicionais da marca.
O elemento de maior destaque no design do Cruze é a linha do teto arqueada, que se estende desde o inclinado pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira relativamente curta, esta linha se traduz em muita esportividade. Para o forte impacto visual provocado pelo Cruze contribui também a simplicidade do design exterior, livre de artifícios.
A grade bipartida ostenta o logotipo da Chevrolet, sendo ladeada pelos grupos óticos sofisticados, que terminam em cunha nos paralamas dianteiros. A traseira inclui as lanternas niveladas com a superfície da carroceria e com duas formas circulares, encontradas em outros modelos consagrados da Chevrolet.
Tanto na versão LT quanto na LTZ, o Chevrolet Cruze é equipado com rodas de liga leve, aro 17, com pneus 225/50 R17. Cada um dos modelos rodas fixadas por cinco parafusos com desenho exclusivo.
Outro ponto que vai surpreender os consumidores é a qualidade de construção do Cruze, marcada por detalhes que se encontram em automóveis de segmentos superiores. O elevado nível de acabamento e o refino visível na união dos painéis da carroceria contribuem para a percepção de qualidade do Cruze.
Cruze: novos diferenciais para o consumidor
Para o mercado brasileiro, o Cruze será vendido em duas diferentes versões, a LT, de entrada e a LTZ, ambas com itens exclusivos – como diferentes revestimentos dos bancos e rodas com design único – que reforçam ainda mais a supremacia do sedã em termos de tecnologia, eletrônica embarcada e itens de conforto.
Em relação aos principais concorrentes, o Cruze oferece a mais:
Motor com coletor de admissão e válvulas continuamente variável (Dual CVVT) 
Transmissão automática de seis marchas, com trocas no modo sequencial e sensores de inclinação que identificam subidas e descidas e que auxiliam na condução 
Rodas 17" em alumínio de série 
Airbags frontais, laterais e de cortina (LTZ) de série 
Tela de sete polegadas com navegador, sistema de entretenimento, e controle de climatização embutida no console central (LTZ), 
Sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue (LT) 
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) 
Controle de Tração 
Freios ABS com EBD de última geração e PBA – Assistência de frenagem de pânico 
Sistema Isofix para a fixação de cadeirinha infantil
Interior: nova referência de qualidade e acabamento no segmento
Com um toque de esportividade e uma atmosfera envolvente, o habitáculo de cinco lugares caracteriza-se pelas linhas harmoniosas e fluidas e pela aplicação de materiais texturizados e suaves ao toque. Trata-se de uma execução refinada, que traz novos níveis de e acabamento e qualidade para o segmento dos sedãs médios.
Entre as características que colocam o Chevrolet Cruze no topo de sua classe, está a integração do painel de instrumentos com os painéis de porta, com folgas justas, e o generoso espaço para as pernas, cabeça e ombros dos passageiros dos bancos traseiros.
O tema principal do design do interior, como encontrado em outros modelos da marca, é uma expressão moderna de uma linha de estilo tradicional da Chevrolet: o típico desenho de dual cockpit, solução encontrada para aproximar o condutor e o passageiro numa experiência compartilhada. O elemento central desta simetria é o console, que inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação, entretenimento e climatização do Cruze.
A instrumentação do painel foi desenhada com a ajuda da técnica de modelagem tridimensional. Os mostradores analógicos do velocímetro e do conta-giros, com indicadores auxiliares do nível de combustível e da temperatura do motor, apresentam uma iluminação de fundo assegurada por diodos de tipo LED, que emitem uma luz clara e nítida em tom branco e azul (Ice blue), característicos dos Chevrolet. Entre estes mostradores encontra-se uma tela de cristal líquido no centro do painel de instrumentos, que exibe as informações do computador de bordo, outro diferencial do Cruze.
"O grafismo dos mostradores é muito atraente. Além de ótima leitura, eles surpreendem pela iluminação tridimensional. Certamente é um atrativo inédito para os exigentes consumidores do Cruze", afirma Carlos Barba, vice-presidente de Design da General Motors América do Sul.
Assim como os outros elementos do interior, o conforto e o desenho dos bancos estão entre os melhores do segmento. Estes são envolventes e possuem uma construção em trama que distribui o peso de forma equilibrada, bem como um enchimento em espuma firme e nos assentos e nos encostos, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.
O forro dos bancos pode ser de tecido e couro preto na versão LT ou couro cinza na LTZ. A durabilidade é outro aspecto que se destaca nos bancos do Cruze, incluindo costuras de elevada precisão preparadas para suportar uma utilização intensiva. O curso de regulagem longitudinal dos bancos dianteiros é o mais amplo do segmento em que o Cruze se insere.
O ar-condicionado do Chevrolet Cruze tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Air Quality System), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.
Um capítulo à parte é o sistema de entretenimento integrado do Cruze. Utilizando-se da tela de 7 polegadas, localizada no console central, o sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina, mais de 4 milhões de pontos de interesse e com uma sofisticação poucas vezes vista. Ele mostra indicações para postos de gasolina, quando o tanque do carro entra na reserva. Além disso, o carro dispõe de rádio com leitor de CD e MP3. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece um sistema Premium de áudio que inclui uma entrada USB para conexão de dispositivos móveis. 
Concebido para uma utilização familiar, o Cruze possui um conjunto de soluções e espaços no habitáculo que lhe conferem uma elevada funcionalidade e versatilidade:
Console central possui um local para acomodar objetos, dois suportes para copos (ajustáveis) e tomada de 12V. O apoio de braços regulável inclui uma entrada USB e entrada auxiliar para ligar dispositivos móveis; 
Compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na zona superior do console central; 
Porta-copos nas portas, com capacidade para acomodar uma garrafa de 1,5 litro (dianteiras) ou de 0,5 litro (traseiras); 
Grande porta-luvas com iluminação; 
Pequeno compartimento de arrumação do lado do condutor e suporte para óculos; 
Bolsas nas costas dos bancos suficientemente amplas para acomodar livros, mapas de estradas ou computadores portáteis de fina espessura; 
Encostos do banco traseiro bipartido (60/40), com dois suportes para copos no apoio de braço central; 
Ganchos de conveniência atrás e no porta-malas; 
Iluminação com temporizador. Luzes de cortesia traseiras e luzes de leitura para os assentos dianteiros; 
Travamento central das portas e vidros de comando elétrico, estes com função de abertura total automática; 
Retenção de energia auxiliar. Depois de desligada a ignição, permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos; 
Porta-malas com ampla abertura e capacidade de 450 litros.

Fonte: Assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.