CIEI na rota da Sustentabilidade

CIEI na rota da Sustentabilidade
 
Recreio recebe o Cool Globes
 
 
Na próxima quarta-feira, 14 de setembro, o Centro Internacional de Educação Integrada (CIEI), localizado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, abre suas portas para recepcionar um evento único de impacto mundial, o Cool Globes: um projeto inovador que usa a arte pública para inspirar indivíduos e organizações a agirem contra o aquecimento global, que  estréia no Brasil através dos mini-globos, que já engajou dezenas de artistas famosas e celebridades em vários países,  e visa o engajamento da sociedade em torno da Rio+20, a mais importante conferência da ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento nos últimos anos. 
 
Focado ativamente na sustentabilidade global, o CIEI foi um dos colégios selecionados no Rio de Janeiro para participar do  Cool Globes. O CIEI , que mantém essa prática rotineira entre seus  alunos e professores, está  entre os 50 melhores  colégios do Brasil no ranking do MEC.
 
“Estamos honrados pelo convite. Nossos alunos e professores, com todo o nosso apoio, vão se empenhar em elaborar um miniglobo expressivo, representativo de nossos ideais de preservação do planeta”, comentou Claudia Stadelmann, diretora do CIEI.
 
Para sintonizar os alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no tema e dar a partida no pensamento criativo, a Coordenadora IB & Fundamental II do CIEI, Soraia Harris, promoveu a exibição do filme "Uma verdade inconveniente" que aborda o assunto e é de autoria de Al Gore, responsável pela ação do projeto Cool Globes.
 
O  gerente de Comunicação e Marketing do CIEI, Milton Nizzo, adianta que a pintura do miniglobo do CIEI vai mobilizar toda a escola, será uma obra coletiva que vai acentuar e consagrar a filosofia da escola de ser uma ponte para o mundo e para a vida em um mundo ambientalmente melhor e mais justo.”
“O CIEI se junta, assim, a este movimento que mistura arte com cidadania, através da pintura de um mini-globo terrestre mostrando uma solução para o aquecimento global.  O engajamento do CIEI tem um papel importante para promover a cultura da sustentabilidade na nossa cidade e no nosso país”, destaca o consultor ambiental Roberto Vámos, contratado pela Brasil1 para implementar esta etapa do Cool Globes no Brasil.
 
O globo do CIEI  fará parte de uma exposição de 35 mini globos, dos quais 15 pintados por celebridades internacionais e 20  – sendo 10 por escolas  e 10 por artistas brasileiros -, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entre 21 de setembro e 10 de outubro de 2011.
 
Cada escola e artista terá menos de 2 semanas para criar a sua obra e transportá-la ao Jardim Botânico.  “Uma obra com data marcada para entregar e de olho no relógio”, observa Carlos Alves da Silva, diretor do CIEI e da Sociedade Pedagógica Brasil-Suiça.
 
“Não se trata de uma competição, nem as escolas nem os artistas concorrem entre si ou disputam premiações.  A gratificação é poder contribuir afimativamente para a salvação do planeta”,  diz  Glenn Suba, gerente de Sustentabilidade da Brasil1, para quem “a educação ambiental da sociedade passa necessariamente pela escola como ente fundamental no processo de conscientização da defesa do planeta contra o aquecimento global e a favor de políticas públicas eficientes para deter a exploração predatória da natureza”.

Fonte: Denise Machado

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.