Cinema e educação juntos na caixa cultural

Cinema e educação juntos na caixa cultural
 

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 5 a 17 de outubro de 2010, a segunda edição da mostra “Cineducando”, que neste ano abordará o tema Educação Inclusiva. Voltada para professores e profissionais da área de educação, a mostra também merece atenção do grande público ao trazer 25 filmes que versam sobre a necessidade de se aprender a lidar e conviver com as diferenças e combater o preconceito.
 
A primeira edição da Mostra Cineducando aconteceu em outubro de 2009 e discutiu o papel do professor e sua representação no cinema.  Agora, a discussão sobre o Cinema e a Educação Inclusiva se dará por meio de quatro palestras com profissionais que trabalham com a realidade da inclusão pela educação.  Abertos ao público, os encontros irão abordar de que maneira lidar, no dia-a-dia, com alunos portadores de deficiência visual, auditiva, mental e física.
 
As palestras serão ministradas  pelas professoras Juceli Carneiro Tomáz Gatinho Costa, especialista em deficiência física; Maria de Fátima Barbosa da Silva, especialista em deficiência intelectual; Gláucia Assumpção Leite, especialista em deficiência visual; e Elaine da Rocha Baptista, especialista em deficiência auditiva.
 
A mostra exibirá clássicos como O Milagre de Anne Sullivan e O Homem Elefante; documentários como Do Luto à Luta, Murderball – Paixão e Glória, e Janela da Alma; além de curtas premiados como Cão Guia, O Resto é Silêncio e O Branco; e obras contemporâneas como Mar Adentro e A Cor do Paraíso.
 
Somam-se a esses títulos algumas pérolas do cinema francês, notadamente os documentários de Nicholas Philibert, O País dos Surdos, O Mínimo das Coisas, e O Nome Dela é Sabine e O Oitavo Dia.
 
A mostra “2º CINEDUCANDO – CINEMA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA” é uma produção do Cineduc – Cinema e Educação, com curadoria de Alexandre Guerreiro e apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e CulturesFrance, e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal. O projeto foi aprovado no Edital 2010 da CAIXA Cultural.
 
SERVIÇO:
Mostra “2º CINEDUCANDO – CINEMA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544 4080
Datas: de 5 a 17 de outubro de 2010.
Horários: Sessões a partir das 17h30, de terça-feira a domingo.
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Ingressos: R$ 4,00 (Inteira) e R$ 2,00 (Meia)
Professores pagam meia entrada com a apresentação da carteira ou contracheque.
Classificação: Consultar programação.
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural e
www.cineducando.com.br

Fonte: Caixa

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.