Início Plantão Rio Clean Up The World – Dia Mundial de Limpeza

Clean Up The World – Dia Mundial de Limpeza

No dia 17 de setembro será realizado um grande mutirão. Mais de 10.000 voluntários irão retirar cerca de 50 toneladas de lixo, que estão contaminando a natureza e matando os animais marinhos e silvestres.
 
Preocupados com os problemas causados com o descarte indiscriminado de todos os tipos de plásticos, resíduos, e microlixo, ambientalistas no mundo inteiro se unem no Ano Internacional das Florestas (Tema da ONU / UNEP / Clean Up The World 2011).
 
São mais de 125 países mobilizando 35 milhões de voluntários em todo o globo no dia 17 de setembro, sábado; quando serão distribuídas mais de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas – onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras Campanhas e Soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta, como um todo.
 
Após a coleta, o material recolhido será destinado à cooperativas e instituições de reciclagem; e ainda, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.
Vale ressaltar que o trabalho é feito em duplas; onde uma pessoa realiza a Coleta, e a outra anota os materiais recolhidos.
 
A meta do Clean Up The World 2011 Brasil é o de coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis; aumentar o número de voluntários, e conscientizar a população para uma melhor gestão dos resíduos, geração de renda e menor impacto ambiental.
O evento tem início às 10 horas e término às 13 horas, simultaneamente, em todos os locais participantes.
 
 
Os Pontos de Encontro dos Voluntários são:
– Rio de Janeiro / RJ –
 
– Praia de Copacabana:
 
A)  Leme – Próximo à Pedra do Leme, onde os voluntários caminharão em direção ao JW Marriott Hotel RJ, na rua Santa Clara (Grupo dos Hotéis Othon);
 B) Colônia dos Pescadores / Posto 06 – A coleta será também em direção à rua Santa Clara (Grupo da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro – Prefeitura RJ);
C) Em frente à rua Santa Clara – com Alunos e Professores da Academia Maxi Forma; alunos da Rede de Ensino; voluntários do JW Marriott Hotel RJ e agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro – Prefeitura RJ; 
D)  Rua Rodolfo Dantas – Grupo do Metrô Rio, em direção à rua Santa Clara;
 
 – Praia Vermelha:
 Na Praia Vermelha com os Mergulhadores do Piratas do Mergulho.
 
– Praia do Flamengo: 
Próximo à Marina da Glória.
 
– Praia de Ipanema:
 A)  Pedra do Arpoador – Posto 07, onde os voluntários caminharão rumo à rua Garcia D´Avila (Grupos SEAC-RJ e Supervídeo);
 
B)   Em frente ao Hotel Fasano, caminhando até a rua Garcia D´Avila;
 
C) Em frente ao Hotel Praia Ipanema, caminhando até a rua Garcia D’Avila.
 
– Praia do Leblon:
 Na Ponta da Praia do Leblon, até o Jardim De Alah (Grupo Hotéis Marina).
 
– Lagoa Rodrigo de Freitas:
 No Parque dos Patins com uma grande comemoração e mutirão de limpeza, com o Grupo do SEAC-RJ.
 
– Praia da Barra da Tijuca:
 A)  Posto 02, caminhando até o Pepê, com os Grupos Adapt Surf, funcionários e familiares da SABB Coca Cola – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil, e Prezunic Supermercados;
 
B)   Em frente ao Hotel Sheraton Barra – Grupos Hotel Sheraton Barra, Shell Brasil, Reviverde, e Goodyear.
 
– Praia do Recreio:
 Encontro no Posto 12, na Praça Tim Maia, com o Grupo do Colégio Palas-Recreio; e a AMOR (Associação de Moradores do Recreio).
 
– Prainha:
 Encontro em frente ao Parque da Prainha, com surfistas locais, e os Grupos da Prefeitura e COMLURB.
 
– Praia de Grumari:
 Encontro na Praia de Grumari, com a ASAG (Associação de Surfistas do Grumari) e FESERJ (Federação de Surfe do Rio de Janeiro).
  
– Praia de Sepetiba:
Encontro no "Coreto", com a coordenadora Magali Jordão; com moradores locais e Grupos da Guarda Municipal e Odebrecht.
 
– Baía de Guanabara:
Com um Grupo de músicos, liderados por Fernando Campos e Décio Rocha, será feita uma coleta de lixo com a embarcação à vela, chamada “Conseguimos”. O lixo coletado será transformado em instrumentos musicais.
 
– Ilha de Paquetá:
 Encontro na Praia da Moreninha, com a Guarda Municipal.
 
– Cabo Frio / RJ –
 Concentração Geral na Praia do Forte e suas proximidades (Coordenação: Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente – Coordenadoria Geral de Meio Ambiente).
 
– Maricá / RJ –
 Em frente à Escola Municipal Marcus Vinícius Caetano Santana, com a coordenadora, Paula Guerra.
 
– Saquarema / RJ –
 Concentração na Praia de Itaúna; com surfistas e moradores desta localidade.

Fonte: Assessoria