Clínica da Família na região das Vargens

Prefeitura inaugurou unidade na Est. dos Bandeirantes
 

Prefeitura inagurou unidade na Est. dos Bandeirantes

A comunidade de Vargem Pequena ganhou uma grande aliada na área da saúde. A prefeitura do Rio inaugurou no dia 23 de fevereiro a Clínica da Família Professor Maury Alves de Pinho, primeira da região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá e a 30ª da cidade. A unidade, construída pela Rio Urbe,  empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, conta com três equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, beneficiando cerca de 12 mil pessoas que residem no conjunto Bandeirantes, popularmente chamado de conjunto César Maia.

Na solenidade de inauguração estavam presentes o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mohamed, o administrador da Barra, Leandro Marques, os vereadores, Fernando Moraes, Luiz Antonio Guaraná, Chiquinho Brazão, Carlos Caiado, Marcelo Piuí, Luiz André “Deco”, representantes de associações civis e líderes comunitários entre eles, Alexandre Cerruti, Alexandre Fonte, da AMOR e Delfim Aguiar, do jornal das Vargens.

Em seu discurso, o prefeito do Rio enalteceu a importância de uma Clínica da Família. “Esta é uma enorme demonstração de dignidade para as pessoas que mais precisam. Aqui não se trata da doença, mas da saúde, da prevenção. As Clínicas da Família dão a cada morador a possibilidade de ter seu próprio médico, conhecê-lo pelo nome e ter seu telefone, e de ser acompanhado permanentemente por ele. Além disso, as clínicas são fundamentais para que as emergências dos hospitais do Rio não sofram com a superlotação”, informou o prefeito.

A clínica está equipada com três consultórios médicos, salas de procedimentos, de saúde bucal, de imunização e de arquivo, além de central de material esterilizado. Na unidade também serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames de raios-x, exames laboratoriais e ultrassonografia. No local também haverá tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

Uma das novidades da clínica é a Academia Carioca da Saúde, que visa à melhoria da capacidade muscular e aeróbica dos moradores. Ela está equipada com dez aparelhos de fácil execução que visam a atender diferentes faixas etárias.

Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.