Início Plantão Barra Clube da Cena In Loco leva espetáculos para cômodos da Casa Rio

Clube da Cena In Loco leva espetáculos para cômodos da Casa Rio

image002

 

O Clube da Cena in Loco – Dramaturgia do Espaço, oitava edição do projeto de nova dramaturgia e encenação Clube da Cena, vai criar peças especialmente para os 5 ambientes da Casa Rio. Será criada uma nova peça por semana, sempre partindo do espaço físico como elemento de criação.  Os autores receberão semanalmente fotos de cada um dos 5 ambientes da Casa Rio (varanda, sala, cozinha, pátio interno e banheiro) e terão uma semana para criar uma cena cada um, inspirada no espaço recebido. Os diretores e atores também terão apenas uma semana para levantar os textos recém escritos e adequá-los ao ambiente recebido. Os músicos também vão compor em uma semana músicas especialmente para os textos escritos. Ao final do processo, o público poderá assistir ao espetáculo criado, que terá uma cena acontecendo em sequência em cada um dos 5 cômodos da casa.  Toda semana haverá uma nova estreia. É uma gincana teatral que propõe uma dramaturgia do Espaço, utilizando o cenário e a iluminação disponível em cada ambiente, para apostar num teatro hiper-realista e fora da caixa preta. A ideia é proporcionar uma experiência diferenciada ao espetador.  

 

 

O CLUBE

O Clube da Cena é um coletivo de cerca de 50 artistas entre atores, autores, músicos e diretores que se reúne a cada um ano ou dois para criar e estrear uma nova peça por semana ao longo de dois meses, através do sorteio de equipes de trabalho.  Toda noite é uma estreia, com apresentação única. Uma verdadeira gincana teatral.

 

 

O Clube começou em 2008 e por ele já passaram os maiores nomes da nova dramaturgia carioca, como Jô Bilac, Fabio Porchat, Leandro Muniz, Renata Mizrahi e Rodrigo Nogueira, além de grandes comediantes, como Luis Lobianco (Porta dos Fundos) e Mariana Santos e profissionais tarimbados como a diretora Susanna Kruger, o palhaço Márcio Libar, entre outros.   Desde sua criação, já foram criados e encenados cerca de 300 novos esquetes de teatro que estão armazenados em nosso banco de textos, além de cenas que podem ser vistas no youtube, constituindo um importante acervo de nova dramaturgia.

 

 

A cada temporada um novo estímulo serve como inspiração para a criação das cenas.  Já foram criados textos inspirados em temas (como amor e inveja), em manchetes de jornal, em músicas dos grandes nomes da MPB, em postagens das redes sociais, em ditados populares, e esse ano o estímulo é o espaço, os 5 ambientes da casa aonde acontecerão as cenas.   

 

 

COMO FUNCIONA

Toda semana a Direção Geral irá sortear fotos dos 5 espaços da casa para enviar aos autores do projeto, que terão apenas uma semana para escrever um texto inédito inspirado no ambiente recebido. Depois de pronto, o texto é enviado ao diretor e elenco que irão montar a cena, tudo através de sorteio.  Os músicos vão compor canções especialmente para os textos recém-criados. Em uma semana, a peça estará pronta e irá acontecer em cada um dos 5 ambientes da casa. Toda segunda é uma nova estreia. Serão ao todo 4 peças criadas especialmente para acontecerem nos 5 ambientes da Casa Rio.

 

 

SERVIÇO

Temporada de 27 de novembro a 18 de dezembro

Casa Rio

Rua São João Batista – 105 – Botafogo | Rio de Janeiro

SEGUNDAS às 20h.

Ingressos: R$30 meia entrada: R$15 – Pagamento somente em dinheiro – venda na hora.

Duração: 60 minutos

Capacidade teatro:  40 lugares

Classificação: 14 anos.

 

FICHA TÉCNICA

CLUBE DA CENA – In Loco – Dramaturgia do Espaço

 

DIREÇÃO GERAL

Cristina Fagundes

 

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO

Fagundes Produções

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Isabele Marinho e Junior de Morais

 

DRAMATURGIA

Cristina Fagundes, Fabrício Branco, Ivan Fernandes e João Miguel Maio.

 

DRAMATURGOS CONVIDADOS:

César Amorim, Henrique Tavares, Regiana Antonini e Vinnicius Morais

 

DIREÇÃO DE CENAS

Breno Sanches, Carmen Frenzel, Carolina Godinho, Daniel Belmonte, Fernando Melvin, João Rodrigo Ostrower, Kakau Berredo, Larissa Porto, Lincoln Vargas e Raul Franco

 

ELENCO

Alexandre Barros, Ana Carolina Sauwen , Ana Paula Lopes, André Junqueira, Bia Guedes, Bruno Bacelar, Cecília Hoeltz, Cláudio Amado, Cristina Fagundes, Dig Dutra, Flavia Espírito Santo, Jorge Neves, José Alessandro, José Auro Travassos, Karen Liberman, Leonardo Hinckel, Maíra Kestenberg, Marcella Figueira, Marcello Gonçalves, Marcelo Cavalcanti, Marcelo Dias, Marcelo Lima, Mariana Costa Pinto, Monique Vaillé, Natasha Corbelino, Pablo Aguilar, Paula Alexander, Renato Albuquerque, Rita Fischer, Roberto Rodrigues e Stella Brajterman.

 

MÚSICOS COMPOSITORES

Aldo Medeiros e Maria Thalita de Paula

 

PROGRAMAÇÃO VISUAL

Ivison Spezani

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Kassu Assessoria de Comunicação

 

COMUNICAÇÃO DIGITAL

Leo Amato

 

FOTO DE DIVULGAÇÃO

Gilberto Vilela