IBOPE Repucom aponta os 15 famosos que mais apareceram em comerciais na TV aberta

Mapeamento realizado pela empresa nos oito primeiros meses de 2014 avaliou o quanto essas celebridades são conhecidas pelos brasileiros
 

neymar

 

O uso de celebridades nas campanhas de mídia é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas marcas e por isso, o IBOPE Repucom mapeou a atuação das figuras públicas na publicidade. Segundo o estudo Easy Celebridades, do IBOPE Media – que monitora a aparição de celebridades na TV aberta -, das duas mil marcas veiculadas no período pesquisado, 221 (11%) utilizaram celebridades, respondendo por 17% do total de investimento publicitário.

 

 

 

O levantamento, de janeiro a agosto deste ano, na Grande São Paulo, também listou também quais foram as 15 celebridades nacionais que mais endossaram marcas na telinha durante o período. O jogador Neymar e o apresentador Rodrigo Faro estão no topo da lista – cada um deles apareceu em propagandas de oito marcas diferentes. Em seguida, estão Ivete Sangalo (5 marcas), Rodrigo Hilbert (5), Ronaldo (5), Gisele Bündchen (4), Maria Fernanda Cândido (3), Adriane Galisteu (3), Seu Jorge (2), Zezé Di Camargo & Luciano (2), Caio Castro (2), Carlinhos Brown (1), Alinne Moraes (1), Fátima Bernardes (1) e Tatá Werneck (1). Porém, mesmo com apenas uma marca endossada, quem mais apareceu entre as top15 celebridades foi Carlinhos Brown, devido ao alto volume de inserções da campanha “Vem Pra Urna”, do Tribunal Superior Eleitoral.

 

 

 

Ainda de acordo com o estudo, as campanhas com esportistas corresponderam a 25% das veiculações do período analisado, sendo que 1/3 das marcas, ao escolherem uma celebridade, preferiu um esportista. “O Mundial de Futebol e as Eleições foram os grandes impulsionadores das inserções com celebridades, por isso, Neymar e Carlinhos Brown foram as celebridades com maior número de inserções veiculadas”, explica José Colagrossi, diretor-executivo do IBOPE Repucom.

 

 

 

Por meio do Celebrity DBI – ferramenta que mensura as percepções da população sobre celebridades e atletas em vários países – o estudo também avaliou que as 15 personalidades pesquisadas possuem “awareness” bem acima da média entre as celebridades brasileiras de todas as áreas de atuação, ou seja, são extremamente conhecidas pelos brasileiros. Dos oito atributos analisados pelo estudo, os mais bem avaliados pelos brasileiros para os 15 famosos foram: influência, recomendação, carisma e aspiracional. Entre as top celebridades, a mais reconhecida pelo público é Fátima Bernades, com nota 98.6, seguida por Ivete Sangalo (98.2) e Gisele Bündchen (98). Como comparação, a média nacional para o reconhecimento (awareness) das personalidades é de 73,4%.

 

Twitter: @IBOPEMedia

 

 

 

 

Informações para a imprensa: Ketchum Estratégia

Assessoria de Imprensa do IBOPE Media

 

 

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