Porta dos Fundos ameaça processar “Folha” por uso de trechos de vídeos em reportagem

O jornal e o Portal UOL estão sendo acusados de violar direitos autorais da produtora ao usar o material sem autorização
 

A produtora Porta dos Fundos ameaçou tomar “providências judicias” contra a Folha de S.Paulo e o portal UOL após utilização de pequenos trechos de suas produções em uma reportagem em vídeo veiculada  pelo Grupo Folha no  sábado (13/9).

 PORTA DOS FUNDOS
 
 
Segundo a publicação, o advogado da produtora Sergio D’Antino encaminhou notificação na qual exige a retirada dos trechos de vídeos do Porta dos Fundos da matéria, sob pena de adoção de medidas legais, uma vez que o jornal e o UOL violaram direitos autorais da produtora ao usar o material sem autorização.
 
 
 
 
reportagem em questão mostra a entrevista com o pai do humorista Fábio Porchat, que tem o mesmo nome e é candidato  a deputado federal pelo PV. A gravação reproduz trechos de diferentes quadros do Porta dos Fundos em que o comediante atuou, inseridas entre as declarações do político.
 
O diretor jurídico do jornal, Orlando Molina, nega a ocorrência de violação de direitos autoriais, já que a legislação permite a reprodução de trechos de obras, desde que não prejudique a exploração normal dos trabalhos. Para ele, a reportagem “é uma clara manifestação das liberdades de expressão e informação protegidas pela Constituição”.
 
O representante do Porta dos fundos disse que o uso de pequenas partes de obras não configura ofensa à lei, mas que no caso da reportagem “a somatória dos diversos trechos da produtora constituiu uma obra audiovisual com direitos pertencentes à Porta dos Fundos, e por isso houve abuso”. 

 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.