Começa abertura do Túnel da Grota Funda

Plantão Barra – Em 10 segundos, 25 quilos de dinamite iniciam o trabalho
 

 

O prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, acionaram na manhã desta quarta-feira, 15/9, no Recreio dos Bandeirantes, a explosão que deu início à abertura do túnel da Grota Funda, a mais importante etapa da implantação da Transoeste. O túnel inicia na Estrada do Pontal e segue até o Canal do Rio Portinho, em Guaratiba, e é composto de duas galerias de 1100 metros. 

Segundo o Subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, até 2012 as obras estarão concluídas. “Esse é um momento histórico para os moradores da área. Estamos em ritmo bom e criamos um esquema com as construtoras para minimizar os problemas que podem ocorrer no trânsito da região”, comentou. O Subprefeito informou ainda que as pendências referentes às áreas ocupadas na Avenida das Américas estão sendo resolvidas por meio de indenizações e do projeto “Minha Casa, Minha Vida”. 

As obras do corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Barra da Tijuca à Santa Cruz, orçadas em R$ 692 milhões, começaram há cerca de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Durante todo processo de abertura do túnel, a Serra da Grota Funda continuará aberta ao tráfego. 

Concluídas todas as explosões, a Secretaria Municipal de Obras dará inicio à preparação da rocha para instalação dos sistemas de ventilação, iluminação e segurança do túnel, além da drenagem preventiva nas abóbodas. Parte do material proveniente das explosões será triturado e usado na terraplanagem durante as obras de alargamento previstas.

 

Fonte: Margareth Santos

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.