Começa dia 22 de novembro a matrícula para Educação Especial e creches/EDI na rede municipal no RJ

Os alunos que já estudam nas unidades da rede municipal, inclusive creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente e não necessitam acessar o site
 

A matrícula para o ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira, 22 de novembro, às 7h. Mas atenção: neste primeiro momento, até o dia 28 deste mês, estão abertas somente as inscrições para EDUCAÇÃO ESPECIAL e CRECHE/ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (EDI), tanto alunos novos quanto transferências. As vagas para Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto para novos alunos quanto transferências, só serão abertas em janeiro (veja calendário abaixo). Para todos os segmentos, as matrículas só podem ser feitas na internet, no endereço eletrônico www.matricula.rio

 
 
 
 
POLOS COM INTERNET GRATUITA 
 
 
A Secretaria Municipal de Educação está colocando à disposição do público 65 locais com acesso gratuito à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário a todos que não têm acesso à internet. O atendimento nesses postos será de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. A relação dos locais com conexão gratuita poderá ser consultada na Central de Atendimento da Prefeitura, através do telefone 1746. A informação também estará disponível nas secretarias das escolas municipais.
 
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL – De 22 a 28 de novembro
 
 
As matrículas para alunos novos com deficiência e também para transferência interna na rede escolar dos estudantes desse segmento serão realizadas de 22 a 28 de novembro.
 
 
No ato da inscrição o responsável precisa selecionar no site www.matricula.rio  um polo de avaliação localizado na região onde pretende que o aluno estude. O candidato será avaliado no local e encaminhado ao melhor atendimento. É necessário que o candidato à vaga compareça no dia, hora e local agendado com os laudos que possua.
 
 
Ao final do atendimento o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda às necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Para confirmação da matrícula o responsável precisa comparecer no próximo dia útil a unidade escolar escolhida.
 
 
CRECHE/ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL – De 22 a 28 de novembro
 
 
As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, também serão realizadas entre os dias 22 e 28 de novembro. Nesse mesmo período será possível ainda fazer transferência para outra unidade da Rede Municipal das crianças já atendidas nas creches/EDIs da Prefeitura do Rio. A transferência está sujeita a oferta de vagas na unidade pretendida.
 
 
Para a inscrição o responsável deverá selecionar no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência. Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual creche/EDI a vaga foi reservada.
 
 
Caso seja necessário comprovar algum critério de prioridade sinalizado no momento da inscrição, o responsável deverá comparecer com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade na primeira unidade que listou nas opções selecionadas.
 
 
A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita no endereço eletrônico www.matricula.rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à creche ou EDI para confirmar a matrícula. 
 
 
TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA PRÉ-ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – De 8 a 11 de janeiro de 2019
 
 
A transferência para outras unidades escolares da Rede Municipal dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 8 e 11 de janeiro. É preciso acessar o site www.matricula.rio e realizar a mudança de escola.
 
 
NOVOS ALUNOS PARA PRÉ-ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – de 17 a 22 de janeiro de 2019
 
 
Para candidatos à Pré-escola, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos é preciso escolher a unidade escolar de preferência que possua a vaga pretendida. O site indicará o dia útil seguinte para comparecimento na escola escolhida para confirmação da matrícula.
 
 
Caso o candidato esteja fora da idade para o ano escolar, será necessário selecionar no site www.matricula.rio um polo de avaliação localizado na região onde pretende estudar. O candidato precisa comparecer no dia, horário e local agendado pelo site para realizar uma avaliação com equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A avaliação garante melhor atendimento escolar ao futuro aluno.
 
 
Ao final do atendimento o responsável irá selecionar, junto com o avaliador, a escola de sua preferência e que atenda às necessidades do aluno de acordo com a avaliação realizada. Para confirmação da matrícula o responsável precisa comparecer no próximo dia útil a unidade escolar escolhida.

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.