Início Plantão Rio Comissão de Coordenação do COI encerra quarta visita ao Rio

Comissão de Coordenação do COI encerra quarta visita ao Rio

O governador Sérgio Cabral participou, na quarta-feira (20/2), do encerramento da quarta visita da Comissão de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (CoCom, na sigla em inglês). Durante três dias, representantes do Movimento Olímpico puderam acompanhar o andamento das obras de infraestrutura e a preparação do Rio para sediar as Olimpíadas. O secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, também esteve no evento.

O governador Sérgio Cabral afirmou que a reunião foi muito positiva e que os avanços foram significativos desde a última visita do Comitê do COI.

– Agora é cada vez mais no detalhe, checando ponto por ponto pela diversidade de tarefas atribuídas aos governos e ao comitê organizador. Eu reiterei que nós temos um compromisso de confiança dado por eles em 2009 porque o Rio foi a cidade anfitriã olímpica com a maior votação da história – afirmou Cabral.

No primeiro dia de visita, especialistas em diversas áreas do Rio 2016, como Sustentabilidade, Infraestrutura, Finanças e Acomodações apresentaram o status de seus projetos e responderam às dúvidas dos membros da comissão. Na terça-feira (19/2), eles visitaram as obras do Maracanã e do Porto Maravilha.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a união dos três níveis de governo como ponto fundamental para o grande avanço do projeto olímpico.

– Do ponto de vista da cidade, não há uma obra de infraestrutura significativa, como metrô, BRTs (corredores expressos), Região Portuária, que já não estejam licitadas e em andamento – explicou Paes.

A comissão conta com integrantes dos cinco continentes que representam diversas unidades do Movimento Olímpico, como atletas, presidentes de federações esportivas internacionais e de comitês olímpicos nacionais. A presidente da comissão, Nawal El Moutawakel, afirmou que ficou satisfeita com o que foi apresentado.

– Recebemos informações muito detalhadas e conseguimos observar progressos desde a nossa última visita. Queremos parabenizar a Rio 2016 e os três níveis de governo pela dedicação e pelo trabalho duro – disse Nawal El Moutawakel.

 

Rio terá Museu Olímpico

O governador confirmou que o antigo prédio do Museu do Índio, no Maracanã, vai ser restaurado e abrigará o Museu Olímpico. Sérgio Cabral destacou que a sugestão foi feita pelo presidente do Comitê dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.

– A concessionária vencedora do Maracanã se responsabilizará pelo restauro, recuperação e preparo do prédio e todo conteúdo e gestão ficará sob responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro – explicou o governador.

O governador disse que o edital de concessão do Maracanã deverá ser publicado até segunda-feira (25/2).

 

Governo do Rio