Como está o mercado das profissões?

O Consultor de Carreiras, Eduardo Mello, explica os novos rumos para guiar sua vida profissional
 

Hoje em dia a tecnologia dita a velocidade com que o mercado de trabalho muda, e essa mudança vem se tornando cada vez mais rápida. Enquanto temos uma geração que acompanhou todo o desenvolvimento da internet e desde a linha discada e conexões de baixa velocidade, uma nova já está na fase de escolha de carreiras futuras e essa cresceu em um mundo de celulares em que a internet é parte integrante de sua vida desde o nascimento.

 

Como escolher o curso que irá guiar sua vida? Será que a profissão que você vislumbra hoje existirá em dez anos?

 

De acordo com o consultor de carreiras, Eduardo Mello, desde “The End of Work” (de Jeremy Rifkin, 1995), o futuro parece amargo para o mercado de trabalho. Quando a humanidade entendeu que a automação iria substituir o ser humano em grande parte dos postos de trabalho conhecidos, passou os mais de 20 anos seguintes tentando prever as possíveis catástrofes de um cenário assim. Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial (relatório Futuro do Trabalho), até 2020 o número de empregos perdidos para a tecnologia pode chegar a 7,1 milhões.

 

Estima-se que 65% da população, que hoje está no ensino médio, irá ocupar vagas que não foram criadas e muitas outras carreiras terão mudanças na sua forma de funcionar. Mas, pode-se afirmar que competência não se aprende somente na escola; a criatividade e o poder de sugerir soluções dinâmicas e com custos baixos é um diferencial. A facilidade em conduzir relações interpessoais também é um fator que deve ser trabalhado, não só no mundo físico, mas também no mundo virtual, como a facilidade de se comunicar através de dispositivos móveis, como chats e vídeo conferências.

 

 

Uma mudança já sentida se mostra no aspecto das fronteiras, espaços físicos tendem a ter cada vez menos importância. Nessa era que vivemos o trabalho remoto, flexível ou freelancer será cada vez mais comum, assim como espaços de coworking e times virtuais, que podem muito bem ter membros em diversos países diferentes. A facilidade para o surgimento de novos talentos também se acentua (mesmo que não tenham tido uma educação formal), será possível as empresas identifica-los e recrutá-los. Um bom portifólio de trabalhos prestados pode substituir um certificado específico, afinal, estamos falando de carreiras que ainda nem existem, então faculdades não oferecem esses cursos.

 

Devemos concentrar os olhares para algumas tecnologias que estão se desenvolvendo de forma muito rápida e irão afetar o mercado como um todo. A conexão em 5G (e futuramente outras velocidades e formas ainda mais rápidas), será um dos principais fatores para agregar equipes sem a barreira física.

 

Uma das grandes estrelas dessa evolução está na impressão 3D, a tecnologia que surgiu de forma despretensiosa já é a grande queridinha dos especialistas e em pouco tempo (estima-se 2022) poderão imprimir partes de carros, geladeiras, celulares, placas de circuito e outros sob demanda.

 

Para sobreviver no mercado do trabalho o profissional deve investir muito mais em sua própria capacitação, facilitando assim, a evolução da sua carreira. Também será exigido deste profissional um perfil multidisciplinar, ele precisa estar pronto para lidar com problemas de todos os tipos. Esse profissional precisa ter capacidades em diversas áreas do conhecimento como marketing, comunicação, administração e empreendedorismo, além de senso crítico e facilidade de comunicação. Cada vez menos, o profissional será alocado em sua área de formação específica e sim de acordo com suas habilidades.

 

SOBRE EDUARDO MELLO, CEO GRUPO MELZA

Eduardo Mello é Formado em Propaganda e Marketing, pós-graduado em Marketing com ênfase em Gestão de Pessoas e Esporte. Atua nos segmentos de Consultoria, Educação e Produções. Desenvolvendo atividades nas áreas de Planejamento de Marketing, Comunicação Corporativa, Planejamento Financeiro e estratégico, Terceiro Setor e Gestão de Carreiras.  Também ministra cursos presenciais e na plataforma de EAD, com os mais variados temas e parcerias importantes. E, em treinamentos in-company voltados para atender à necessidade específica de clientes e parceiros. O trabalho realizado é por meio de um diagnóstico e, com esta análise, se estrutura soluções moldadas para cada cliente, sempre com foco em resultados tangíveis.

Visite o site:  https://www.melza.com.br/

Assessoria de Imprensa: Graça Paes, Agência Zapp News

www.zappnews.com.br

 

 

 

 

 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.