Início Plantão Rio Companhia de balé inglesa promove aulas para jovens de comunidades do Rio

Companhia de balé inglesa promove aulas para jovens de comunidades do Rio

O Theatro Municipal abre sua temporada de espetáculos 2013 oferecendo ao público a oportunidade de assistir ao Gala Royal Opera House. As três apresentações, nos dias 1º, 2 e 3 de março, são resultado da parceria entre o Municipal e a principal companhia de balé da Inglaterra, a Royal Opera House, que inclui atividades relacionadas à formação de plateia, capacitação técnica e educação artística para os dois países.

 

Entre as ações em andamento está o simpósio Balé Para a Vida, que recebeu crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, moradores de pelo menos 13 comunidades, para uma aula de balé. Os ensinamentos foram passados pela companhia londrina no palco do teatro. O evento, que aconteceu no último fim de semana e terá nova edição no dia 2 de março, promove debates e workshops voltados para profissionais de dança, professores e diretores de escolas de balé. Ana Botafogo, madrinha do projeto Dançando Para Não Dançar, que alcança mais de 500 crianças em 15 comunidades cariocas, destacou a importância do ensino de balé nas escolas.

 

– Estou há 32 anos no Municipal e vejo a Casa cada vez mais aberta à educação. Há projetos de formação de plateia, intercâmbio técnico, apresentações de espetáculos didáticos e manutenção da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa – afirmou a bailarina.

 

O Gala Royal Opera House é uma homenagem aos bicentenários de nascimento dos compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner. O espetáculo vai reunir os sete primeiros bailarinos do Royal Ballet, três cantores líricos e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, com regência do maestro inglês Dominic Grier.

 

– É uma grande satisfação receber artistas da Royal Opera House para apresentar a excelência técnica de seus bailarinos – explicou a presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carla Camurati.

 

Diretor executivo da Royal Opera House, Tony Hall comemorou a presença da companhia no Rio.

 

– É uma verdadeira honra ter sido convidado a trazer artistas da Royal Opera House para a abertura da temporada de 2013 do Theatro Municipal – disse Hall.

 

Governo do Rio