Início Plantão Rio Comunidade da Rocinha remove 95 toneladas de resíduos

Comunidade da Rocinha remove 95 toneladas de resíduos

 A comunidade da Rocinha, localizada na Zona Sul, recebeu dia 16 de junho os primeiros resultados do projeto De Olho no Lixo: Transformando o Lixo em Arte, Cultura e Educação, organizado pela Secretaria do Ambiente. 

 

Trinta agentes socioambientais e dois fiscais foram capacitados pelo programa, que começou em maio. Os profissionais já removeram 95 toneladas de lixo no local. Até o momento, o material coletado é disposto em áreas de transbordo da Comlurb, mas posteriormente será encaminhado às cooperativas de catadores, fomentando a geração de renda local. 

O secretário do Ambiente, André Corrêa, destaca que o objetivo da iniciativa é minimizar o impacto do material na região. O projeto beneficia a Praia de São Conrado, que recebe grande aporte dos resíduos descartados. “Nossa intenção é despertar o olhar da população para as oportunidades que o lixo oferece, promovendo a geração de renda e a cidadania por meio de projetos sustentáveis “, disse o secretário. 

Os resíduos serão destinados aos projetos de reaproveitamento como o Ecomoda, de confecção de roupas; e o Funk Verde, de produção de instrumentos musicais.