Início Plantão Rio Condomínio “Bairro Carioca”

Condomínio “Bairro Carioca”

A Prefeitura do Rio apresentou o projeto do condomínio “Bairro Maravilha” que será construído em Benfica para abrigar famílias que vivem em áreas de risco na cidade. O investimento previsto é de R$ 200 milhões e conta com a parceria do programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal.
Ao todo serão construídos dez Condomínios residenciais, totalizando 3.400 unidades habitacionais, os moradores, segundo a prefeitura, contarão com área de lazer e total infraestrutura.
O empreendimento será erguido na Rua Bérgamo 320, Triagem (próximo ao Viaduto Ana Néri) e ocupará um terreno de 155 mil metros quadrados, hoje o espaço é ocupado pelo Centro de Distribuição e Logística da Light.
 
O novo "Bairro Carioca" terá 170 prédios, de cinco pavimentos, com apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 42,60 metros quadrados. A área externa do condomínio será composta por playground, churrasqueiras, piscinas e quadras poliesportivas. Além disso, a Prefeitura também vai construir duas creches, três escolas (uma será mantida em um prédio já existente no terreno, onde funcionava a administração da Light), uma Clínica da Família e um Posto de Policiamento Comunitário, caracterizando o local de fato como um bairro, com toda a assistência necessária aos moradores.
 
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a Light deve começar a desocupar o local esta semana e as obras serão iniciadas após a urbanização da área e análise das questões ambientais. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em 15 meses.
 
– Esse terreno é uma "jóia da Coroa" porque dificilmente encontramos uma área assim, tão bem localizada, na Zona Norte. As pessoas vão morar num local seguro, com estações de trem e de Metrô (Triagem) na porta, além de outros meios de transporte, comércio e entretenimento, já que existem diversos centros comerciais nas proximidades – disse.
 
Durante a apresentação do projeto do condomínio "Bairro Carioca", o prefeito Eduardo Paes e os secretários municipais Felipe Goes (Desenvolvimento) e Pierre Alex Batista (Habitação) assinaram um protocolo de intenções com o presidente da Light, Jerson Kelman, e com a superintendente da Caixa Econômica Federal, Nelma Tavares.
 
No Diário Oficial do Município desta terça-feira, a Prefeitura do Rio publica os decretos nº 32.156 e nº 32.157, que desapropriam dois terrenos em Jacarepaguá, na Estrada de Curicica e na Rua André Rocha, totalizando aproximadamente 400 mil metros quadrados. Essas áreas serão utilizadas pelo Município para a construção de novos conjuntos habitacionais.

 

Fonte: Prefeitura do Rio